MOONSPELL

MOONSPELL estreiam vídeo-clip para a versão sinfónica da «Extinct» [streaming]

Um ano depois da estreia na MEO Arena, a maior produção da carreira dos MOONSPELL chega em DVD, Blu-ray, CD e vinil. Confere os três primeiros vídeo-clips e todos os detalhes em baixo.

Lisboa guarda na memória a noite de 26 de Outubro de 2024 como um marco da música pesada feita em Portugal. Foi aí que os MOONSPELL subiram ao palco da MEO Arena para apresentarem o seu primeiro concerto sinfónico, baptizado de Opus Diabolicum. Ao lado da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, dirigida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo, a banda transformou uma série de clássicos do seu repertório numa experiência monumental, inédita e irrepetível.

Agora, um ano depois, esse momento histórico ganha uma nova vida em formato físico e digital, com um lançamento agendado para 31 de Outubro de 2025, através da Napalm Records e da Alma Mater Records. Gravado em Lisboa diante de milhares de fãs, «Opus Diabolicum: The Orchestral Live Show» capta essa junção única entre o poder do dark metal e a imponência de uma orquestra composta por 45 músicos, elevando uma série de hinos dos MOONSPELL a uma nova dimensão. A prová-lo, temos o terceiro tema de avanço, uma versão sinfónica de «Extinct», que já pode ser escutada no player em baixo.

Recorde-se que, para assinalar o anúncio que a LOUD! já tinha avançado, os MOONSPELL estrearam um vídeo-clip oficial para a nova versão da «Vampiria», um dos temas mais emblemáticos da sua discografia, que ressurgiu envolto numa aura altamente gótica e sinfónica, intensificada por arranjos bem dramáticos e uma grandiosidade quase cinematográfica.

“«Vampiria» é um clássico dos MOONSPELL, tão antigo como o tempo em si”, declara Fernando Ribeiro, o cantor e timoneiro dos MOONSPELL sobre a escolha do tema que serve agora de primeiro avanço para este muito aguardado lançamento especial. “Foi uma das primeiras escolhas porque é, de facto, um dos arranjos mais notáveis de todo o espectáculo, que concedeu sangue e vida nova (não são a mesma coisa?) a uma canção eterna. Vejam-na renascer dos mortos com os vossos próprios olhos, depois de ‘viajar oceanos de tempo’.”

O vocalista faz ainda questão de sublinhar a abordagem da banda a este desafio orquestral: “Nunca fui daqueles que quis empurrar os MOONSPELL para uma direcção orquestral. Como qualquer fã, consigo reconhecer o impacto que a música clássica teve no heavy metal — o Quorthon, dos Bathory, citava Wagner como o seu artista favorito — e na minha colecção musical tanto há Mussorgsky, Prokofiev e Ravel como há Bathory, Celtic Frost, Sarcófago ou Maiden.

No entanto, não era apreciador das colaborações entre metal e orquestra. Quando pedi ao Jaime (Gómez Arellano) para misturar este monstro, a instrução foi clara: álbuns de metal com orquestra? Queremos algo completamente diferente!”. O registo do concerto em LIsboa, que conta com a mistura de Jaime Gómez Arellano, reflete, segundo Fernando Ribeiro, o espírito livre e indomável dos MOONSPELL.

“Este é um trabalho de paixão: verdadeiramente a obra do diabo”, elabora ele. “Imperfeito, não processado, indomável. Um lançamento feito por amigos para todos os amigos que temos espalhados por este mundo amaldiçoado pelo gótico e que, seja numa arena em Lisboa ou num clube suado no Texas, mantêm o feitiço vivo até que já não estejamos cá.”

Disponível em DVD/Blu-ray, duplo CD, vinil preto e colorido e também em digital, «Opus Diabolicum: The Orchestral Live Show» promete ser um testemunho obrigatório da história dos MOONSPELL. Para fãs de Portugal ao mundo, trata-se mesmo de uma oportunidade única de reviver uma noite que não voltará a repetir-se, mas que permanece imortalizada neste lançamento. As pré-encomendas já estão disponíveis através da Napalm Records e da Alma Mater Records.

01. Tungstennio | 02. Em Nome do Medo | 03. 1755 | 04. In Tremor Dei | 05. Desastre | 06. Ruínas | 07. Breathe (Until We Are No More) | 08. Extinct | 09. Proliferation | 10. Finisterra | 11. Everything Invaded | 12. Scorpion Flower | 13. Vampiria | 14. Alma Mater | 15. Fullmoon Madness