A notícia chegou já tarde na noite e caiu como uma bomba: Mike Gaspar saiu dos MOONSPELL. O baterista nascido em Cambridge, Estados Unidos, e desde cedo a viver em Carcavelos, começou o seu percurso musical nos DECAYED, tendo depois integrado os MORBID GOD e continuando na formação aquando da mudança para MOONSPELL. Até hoje era um dos três membros que integrava o grupo desde a origem. A notícia foi dada num comunicado lacónico publicado no Facebook da banda, poucas horas antes de subirem ao palco para actuarem, a convite da RTP/Antena 3, nas gravações da segunda temporada do programa Eléctrico. Juntamente com os MÂO MORTA, o concerto irá ter lugar no Cineteatro Capitólio, em Lisboa, com abertura de portas às 20:15 e inicio do espectáculo às 21:00.
De acordo com o comunicado da banda, o novo baterista dos MOONSPELL é Hugo Ribeiro, conhecido pelo seu trabalho com os GODVLAD e KANDIA. Esta última banda tinha anunciado há menos de 24 horas a saída do baterista, confirmada pelo próprio Hugo Ribeiro na sua página pessoal. Nessa nota, refere mesmo que “é com um ENORME peso no coração que me despeço dos meus bros (and sis) de Kandia pela razão que irei enveredar outras aventuras musicais”. Percebe-se agora a razão deste abandonar do grupo portuense, depois de “6 anos excelentes”. Ainda muito recentemente, o grupo estreou o seu mais recente single, intitulado «4 Walls», através da LOUD!.
Pouco mais se sabendo sobre a razão para a saída de Mike Gaspar do grupo, fica, do comunicado emitido por Fernando Ribeiro e companhia, a informação de que existe “um novo álbum a ser gravado com Jaime Gomez Arellano (Paradise Lost, Ulver, Ghost), entre Setembro e Outubro deste ano”. Este trabalho possui o título provisório de «H» e “será lançado pela Napalm Records, com distribuição Alma Mater Records em Portugal, no primeiro semestre de 2021”. Quanto às razões da saída, estas “permanecerão entre as partes envolvidas”, com a banda de a pedir que a sua “privacidade seja respeitada”. É através também do comunicado datado já de 4 de Julho que informam sobre o futuro de Mike Gaspar, que “continuará a sua atividade como baterista e divulgará os seus projetos quando for oportuno”.
[Foto do header: Rui Vasco]
A LOUD! precisa da tua ajuda para poder continuar a oferecer jornalismo de qualidade, aberto e independente. Por maior ou menor que seja, qualquer contribuição por parte dos nossos leitores é incrivelmente valiosa. Para mais detalhes ou para fazeres uma doação, encontras toda a informação AQUI. Obrigado!