MOONSPELL

MOONSPELL: O primeiro concerto de sempre para ver na íntegra [vídeo]

A 14 de Dezembro, mas em 1993, os MOONSPELL estrearam-se em palco na Charneca Do Lumiar, nos arredores de Lisboa.

É complicado escrever sobre os MOONSPELL. Afinal, sem o termómetro ideal, não se consegue saber se é a fase para dizer bem, ou dizer mal, do grupo, tal é a oscilação de humor dos reis do teclado. De qualquer forma, será difícil surgir um contestatário para os primórdios da banda e o vídeo que podes ver no player em baixo – sim, estamos no séc. XXI e isto são os media digitais a funcionarem – é exactamente relativo a essa fase.

Mais concretamente, trata-se da primeira aparição dos MOONSPELL em palco. Ao longo de 45 minutos, pode assistir-se, com uma qualidade razoável, a uma actuação datada de 6 de Novembro de 1993, há três décadas, na Charneca do Lumiar, nos arredores de Lisboa.

Este é um verdadeiro tesourinho nada deprimente, em que se pode apreciar a primeira formação, num palco exíguo, mas já com Fernando “Langsuyar” Ribeiro a demonstrar toda a sua capacidade para a encenação em palco. Com direito a firebreathing, logo aos sete minutos, e a possibilidade de assistir ao virtuosismo de Mantus, percebe-se perfeitamente que algo existia na banda que já prometia um futuro brilhante. Uma irresistível memória, agora revelada.

Como noticiado anteriormente, na sequência do apoteótico espectáculo com orquestra na MEO Arena, e de uma muito bem sucedida digressão europeia, os nacionais MOONSPELL preparam-se para mais um marco muito importante na sua já longa carreira: a celebração de 30.º aniversário do icónico álbum de estreia «Wolfheart». Hoje, sexta-feira, dia 13 de Dezembro, a banda anunciou um concerto especial a decorrer no Prophecy Fest 2025, um evento que terá lugar na majestosa Gruta de Balve, na Alemanha, de 11 e 13 de Setembro.

A 13 de Setembro do próximo ano, os MOONSPELL vão protagonizar um concertoo intitulado Wolfheart & Other Stories, no qual vão interpretar o «Wolfheart» na íntegra, seguindo a ordem original das faixas. Além disso, a banda promete incluir outras “pérolas musicais” do início da sua carreira, garantindo uma experiência inesquecível para os fãs. “Estamos entusiasmados por finalmente tocar no incrível Prophecy Fest“, diz o carismático Fernando Ribeiro.

Martin Koller, o fundador do Prophecy Fest, também expressou entusiasmo pela aguardada estreia dos MOONSPELL no evento, declarando: “Estamos muito entusiasmados por acolher os Moonspell em Balve naquela que será a edição do próximo ano. A música que eles fazem influenciou profundamente o legado que queremos destacar, ao lado de bandas como os Celtic Frost, os My Dying Bride e os Paradise Lost, que, entretanto, já marcaram presença no festival.

Famoso por combinar música obscura e inovadora com um ambiente verdadeiramente único, a próxima edição do Prophecy Fest vai contar com três dias de espectáculos, estando já confirmada a presença de ARTHUR BROWNDORNENREICHKALLSOROR DOLOROSA e THE VISION BLEAK, com mais bandas a serem anunciadas em breve. Os passes para os três dias já estão disponíveis a partir de 149€ (mais taxas).

Embora este seja o primeiro concerto de aniversário do «Wolfheart» a ser anunciado pelos MOONSPELL, tudo indica que esta actuação pode não ser única em 2025, deixando a base de fãs do grupo a especular sobre a possibilidade de mais datas a serem reveladas nos próximos meses.

O nosso concerto terá lugar a 13 de Setembro de 2025 e será especial, pois vamos celebrar os 30 anos de «Wolfheart» juntos e tocar o álbum na sua totalidade e com a ordem original das faixas. Para além disso, vamos juntar mais preciosidades musicais desse período e até de antes. Por isso, vamos marcar uma data e prepararmo-nos para estar sob o feitiço no próximo ano. Mal podemos esperar!