O feitiço dos MOONSPELL regressa em DVD/Blu-ray, duplo-CD, vinil e numa experiência colectiva em Lisboa.
Os MOONSPELL estão prontos para partilhar com os fãs o registo de um dos momentos mais marcantes da sua já longa história: o «Opus Diabolicum – Ao Vivo na MEO Arena», gravado no dia 26 de Outubro de 2024 na MEO Arena, com a participação da Orquestra Sinfonietta de Lisboa. Este espectáculo inédito, que uniu pela primeira vez os pioneiros do dark metal a uma formação sinfónica de 45 músicos, vai ser editado agora em DVD/Blu-ray, duplo CD, vinil preto e colorido e formato digital pela Napalm Records.
O lançamento oficial acontece a 31 de Outubro de 2025, coincidindo com o tradicional espectáculo de Halloween da banda. No entanto, antes da chegada às lojas, Lisboa será palco de duas sessões exclusivas de exibição do DVD no Auditório Carlos Paredes, nos dias 4 e 5 de Outubro, respectivamente às 21:00 e às 17:30. Estas ante-estreias destinam-se a quem adquirir o DVD ou LP através da Alma Mater Records e vão contar com a presença dos MOONSPELL, do maestro Vasco Pearce de Azevedo, do pianista Filipe Melo, responsável pelos arranjos dos temas, e dos realizadores Soraia Martins e Flávio Almeida.
Após a exibição, haverá ainda espaço para convívio directo, fotografias, autógrafos e acesso ao merch mais recente, reforçando a ligação próxima entre os MOONSPELL e a sua comunidade de seguidores. Como se isto tudo não bastasse, a noite prolonga-se ainda com o aftershow Alma Matter Nights, no Cinema Bar Turim, com o DJ Fernando Moon. O bilhete custa 5€, inclui uma bebida e reverte para a Associação Menino da Lágrima, acrescentando uma dimensão solidária ao evento.
Como já amplamente explanado, o concerto de 2024 na MEO Arena foi um marco para os MOONSPELL. Mais do que uma simples colaboração com orquestra, «Opus Diabolicum» foi concebido como uma obra singular, onde a densidade do dark metal encontrou eco na magnitude da música clássica. O alinhamento trouxe de volta alguns dos maiores clássicos do grupo, agora com novos arranjos, e uma recriação muito intensa de temas do álbum «1755», num espectáculo que representou a maior produção da sua carreira.
Num comunicado, Fernando Ribeiro explica a filosofia por trás do projecto: “Nunca fui daqueles que quis empurrar os Moonspell para uma direcção orquestral. Quer dizer, como qualquer fã, reconheço o impacto da música clássica no heavy metal (o Quorthon, dos Bathory, dizia que o Wagner era a sua ‘banda’ favorita) e, na minha colecção, encontram-se Mussorgsky, Prokofiev e Ravel, lado a lado com os Bathory, Celtic Frost, Sarcófago ou Maiden.
No entanto, pessoalmente, nunca fui fã das colaborações entre metal e orquestra e, quando falei com o Jaime (Gomez Arellano) para misturar este monstro, perguntei-lhe: já ouviste o «S&M» e outros álbuns ‘ao vivo com orquestra’ de bandas de metal? Pois bem, nós não queremos nada disso! Isto é um trabalho de paixão: verdadeiramente uma obra do diabo: imperfeita, não processada, indomada. Um lançamento feito por amigos para todos os amigos que temos espalhados por este mundo gótico e esquecido, que, seja numa arena em Lisboa ou num clube suado no Texas, mantém o feitiço vivo, até ao dia em que já não estivermos cá.”
Por tudo isto, a exibição de «Opus Diabolicum» não é apenas uma recordação de um concerto histórico: é um momento de comunhão, em que a música e a memória se fundem numa experiência colectiva. Para os fãs, representa uma oportunidade de revisitarem a maior produção da carreira dos MOONSPELL num ambiente intimista, mas também de testemunharem como a banda continua a reinventar a sua ligação com o público.
Este capítulo soma-se agora à tradição anual dos concertos de Halloween, que em 2025 traz de volta os suecos DARK TRANQUILLITY a Portugal, num evento a decorrer no LAV – Lisboa Ao Vivo. Mais uma vez, os MOONSPELL afirmam-se não só como referência incontornável do metal luso, mas também como uma das bandas que melhor soube transformar a sua história em espectáculo e legado. O feitiço, como sempre, continua bem vivo.
















