MOONSPELL:
Hugo Ribeiro, o novo lobo da alcateia

Com a cena nacional ainda abalada pela surpresa da saída de Mike Gaspar dos MOONSPELL, é tempo de descobrir quem é Hugo Ribeiro, que vai agora sentar-se na bateria e enfrentar um público bem zeloso. É já esta noite que o baterista assume o complicado lugar, quando a banda actuar, a convite da RTP/Antena 3, nas gravações da 2ª temporada do programa Eléctrico. Juntamente com os MÃO MORTA, o concerto irá ter lugar no cineteatro Capitólio, em Lisboa, com abertura de portas às 20:15 e início às 21:00. Hugo Ribeiro tem já um percurso assinalável, quer integrando bandas, quer como músico de sessão. No seu passado, consta a passagem por nomes associados ao hard rock como ARYA e TIMELESS. Tendo crescido em Oiã, distrito de Aveiro, o baterista teve em «Estrada de Fogo» dos ARYA, editado em 2002, a sua estreia em discos. Ainda com o grupo gravou o duplo homónimo de 2004, seguindo-se «Dancing Among The Tribes» dois anos depois. O músico passou a integrar então os TIMELESS, com quem gravaria um DVD+CD no antigo Hard Club, em Gaia. Pouco depois surgia entre os fundadores dos GODVLAD, banda onde permaneceu até hoje, tendo com ela gravado quatro títulos.

A partir de 2014, Hugo Ribeiro inicia-se como músico de sessão, gravando com nomes inernacionais como DAVID BAECHLER, XR, BRUNO PATO, DESOLATE PLAINS, AMORTURA ou BRENY ROACH PROJECT. Oficialmente, o músico consta ainda como integrando os gregos DESOLATE PLAINS desde 2016. Oficial foi a sua presença nos KANDIA, talvez o projecto em que estaria mais activo recentemente e com quem registou o single «4 Walls», recentemente estreado pela LOUD!. Ainda na passada quinta-feira, através do Facebook da banda e do próprio baterista, era anunciada a separação, sem que de ambos os lados fosse dado a entender que o destino passaria pelos MOONSPELL. Na sua página profissional o músico aparece em diversos vídeos demonstrativos da sua técnica, quer em drum covers de outros nomes, quer de temas que gravou para diversos grupos. Também no seu canal oficial do YouTube, se pode assistir a várias performances do músico, assim como na sua conta oficial no Instagram.

Curiosamente, o músico, tal como Mike Gaspar, nasceu nos Estados Unidos da América, em New Jersey, tendo também sido influenciado pelos MOTLEY CRUE e outros grupos do género, à semelhança do músico que agora substitui. Inicialmente tendo tentado a guitarra, depois as teclas, foi aos doze anos que descobriu a bateria. Nomes como Mike Portnoy, Lars Ulrich, Matt Sorum, Tommy Lee ou Vinnie Paul estão entre as suas primeiras influências. Com uma carreira que já conta mais de vinte anos e com cerca de dezena e meia de títulos gravados, o músico que integrava até há pouco tempo os GODVLAD, KANDIA e uma banda de covers dos FAITH NO MORE chamada THE REAL THING, vê agora pela frente o maior desafio da sua carreira.

A LOUD! precisa da tua ajuda para poder continuar a oferecer jornalismo de qualidade, aberto e independente. Por maior ou menor que seja, qualquer contribuição por parte dos nossos leitores é incrivelmente valiosa. Para mais detalhes ou para fazeres uma doação, encontras toda a informaçãoAQUIObrigado!