Fernando Ribeiro, dos MOONPELL, já terminou de escrever o seu primeiro romance. “Bairro Sem Saída” tem publicação agendada já no próximo mês de Maio. O protagonista do livro é um personagem chamado Rogério Paulo, homenagem ao marcante actor e encenador português que foi deputado na Assembleia Constituinte, a primeira eleita em liberdade após o 25 de Abril. “Está escrito e já seguiu para impressão“, avançou Ribeiro numa mensagem partilhada com os fãs através da conta oficial da banda no Facebook, que pode ser vista em baixo. De forma a assinalar o Dia Mundial do Livro, Fernando Ribeiro junta ainda uma fotografia ao post, na qual se mostra com o manuscrito final do livro, e uma citação de Ray Bradbury: “Não precisas de queimar livros para destruir uma cultura. Basta conseguires que as pessoas deixem de lê-los“.
Recorde-se que, recentemente, os MOONSPELL um muito aguardado regresso aos palcos, para concertos em Castelo Branco (21 de Maio), Costa da Caparica (12 de Agosto) e Porto (30 de Setembro). Já em 2002, a banda nacional vai andar em digressão pelo Reino Unido ao lado dos PARADISE LOST. «Hermitage», o 13.º disco de originais dos MOONSPELL, entrou diretamente para o 1.º lugar da tabela de vendas da Associação Fonográfica Portuguesa (AFP) levando a música extrema e o heavy metal a um lugar de destaque no panorama musical português. Na semana de lançamento, o álbum ascendeu ainda a várias tabelas de vendas internacionais em lugares cimeiros, conforme comprova o 10.º lugar na tabela oficial de vendas físicas na Finlândia, o 17.º lugar no top polaco, e o 19.º lugar no top alemão, apresentando alguns dos melhores resultados para a banda nacional a nível de entrada para tabelas de vendas de sempre.
«Hermitage», que sucede a «1755», de 2017, foi gravado com o produtor colombiano Jaime Gomez Arellano, famoso pela sua associação aos PARADISE LOST, ULVER e GHOST, entre muitos outros, durante Setembro e Outubro deste ano no Reino Unido. Segundo informações disponibilizadas pela banda, à semelhança do que já é habitual, todas as despesas da composição musical foram divididas a meias pelo guitarrista Ricardo Amorim e pelo teclista/guitarrista Pedro Paixão, com o conceito lírico a ser desenvolvido e executado por Fernando Ribeiro. «Hermitage» vai conter um total de dez temas, incluíndo dois instrumentais. Além disso, haverá também alguns bónus nas edições especiais; entre eles, uma canção inédita e uma versão de «Darkness In Paradise», dos CANDLEMASS.