Depois de, no início da semana, terem divulgado dois teasers para o seu novo single, os MOONSPELL acabam de revelar o vídeo-clip oficial para «Common Prayers», que já pode ser visto no player em cima. Recorde-se que este é o segundo single de avanço para «Hermitage», o novo registo de longa-duração da banda nacional, que vai ser editado no início do próximo ano através da Napalm Records e da Alma Mater. A edição física de «Hermitage» — nos formatos CD, mediabook, cassete, duplo-LP limitado em vinil colorido e o tradicional duplo-LP em vinil preto e sem limitação —, já está disponível para pré-encomenda aqui.
Dirigido por Guilherme Henriques, o vídeo-clip de «Common Prayers», tem uma particularidade muito especial: foi gravado 80 metros abaixo da superfície, nas Grutas de Mira de Aire, uma das sete maravilhas naturais de Portugal. A narrativa tem como protagonista a actriz e performer Aurora Pinho e conta uma história inspirada pelo surto de freiras grávidas no século XVIII, por toda a Europa e em Portugal. Em comunicado, a banda explica que “as noivas de Deus eram, a maior parte das vezes, mulheres da nobreza cujos pais não consigam casar no ‘tempo certo’ e com a ‘pessoa certa’ e que engravidavam de homens ligados ao clero e à aristocracia local. Em demolições já em pleno século XX , foram encontradas diversas ossadas de crianças: os filhos abandonados de Deus e da Sociedade.”
«Hermitage», que sucede a «1755», de 2017, foi gravado com o produtor colombiano Jaime Gomez Arellano, famoso pela sua associação aos PARADISE LOST, ULVER e GHOST, entre muitos outros, durante Setembro e Outubro deste ano no Reino Unido. Segundo informações disponibilizadas pela banda, à semelhança do que já é habitual, todas as despesas da composição musical foram divididas a meias pelo guitarrista Ricardo Amorim e pelo teclista/guitarrista Pedro Paixão, com o conceito lírico a ser desenvolvido e executado por Fernando Ribeiro. «Hermitage» vai conter um total de dez temas, incluíndo dois instrumentais. Além disso, haverá também alguns bónus nas edições especiais; entre eles, uma canção inédita e uma versão de «Darkness In Paradise», dos CANDLEMASS.
Sobre o primeiro single de avanço e «Hermitage», «The Greater God» [o vídeo-clip está disponível aqui], a banda explicou que o tema é “um conceito sociológico que implica o benefício do público, de mais pessoas do que vocês mesmos. Fazer o que é melhor e mais correto. Infelizmente, muitas ações erradas e puramente más foram realizadas em nome desse princípio, tanto por líderes mundiais quanto pelos cidadãos.” Recorde-se que, depois de, em Agosto, terem actuado nas Noites F, em Faro, e, em Setembro, no Lisboa ao Palco, os MOONSPELL anunciaram também um há muito esperado regresso ao Porto, para um espectáculo inserido no SANTA CASA PORTUGAL AO VIVO, que vai decorrer na Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no próximo dia 17 de Dezembro.