Depois da surpresa com que brindaram os fãs no no final de Maio, agora os MOONSPELL continuam a dar notícias sobre o próximo disco, a falar da reedição de «Butterfly Effect» e a marcar concertos. No momento em que o grupo anunciou a saída de Mike Gaspar e entrada de Hugo Ribeiro, logo foi referido, no mesmo comunicado, que existe “um novo álbum a ser gravado com Jaime Gomez Arellano (Paradise Lost, Ulver, Ghost), entre Setembro e Outubro deste ano”. Este trabalho possui o título provisório de «H» e “será lançado pela Napalm Records, com distribuição Alma Mater Records em Portugal, no primeiro semestre de 2021”. Desta vez, numa conversa com o canal A&P Reacts, Fernando Ribeiro revelou que o novo disco foi influenciado pelo período de isolamento vivido por todos.
Nas palavras do vocalista da banda nacional, “a nossa principal prioridade era escrever música nova”, admitindo já terem composto bastante em 2019. Numa conversa com Pedro Paixão e Ricardo Amorim, o vocalista reconhece que escrever neste momento “iria ser muito melhor”, mas que “se poderia mudar um pouco, pegando no que era realmente bom e deixando o resto de lado”. É assumido que o novo disco não será como «1755», o último trabalho de estúdio, inteiramente cantado em português, sendo que desta vez “será cantado em inglês”, e estará na mesma linha de trabalhos como «Night Eternal», «Alpha Noir» ou «Extinct». De acordo com Ribeiro, “o novo disco será sobre a solidão, algo que já tinha pensado escrever antes do COVID nos ter deixado pendurados nos nossos lares, não sozinhos, mas não em sociedade”. A data avançada para a edição é de Fevereiro de 2021.
Na mesma entrevista, Fernando Ribeiro não se revela muito contente com concertos para ver no sofá, mas admite que os MOONSPELL sondaram os fãs e planeiam fazer algo por volta do Halloween, com uma audiência reduzida e a possibilidade de streaming. Entretanto, o grupo vai dando pequenos passos para vencer o isolamento, anunciando a presença em Faro no dia 20 de Agosto nas Noites do F. Os bilhetes irão começar por custar 10 euros, entrada early wolf, passando depois para 15 euros a partir de 15 de Agosto. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.