Estava-se em Fevereiro de 2020, os MONSTER MAGNET terminavam uma digressão europeia mesmo a tempo de fugir da pandemia que se propagava e fechava salas. Mesmo assim, já não foram a tempo de fazer a digressão norte-americana. Surge assim a ideia para «A Better Dystopia», novo disco, ainda com o selo Napalm Records, em que o grupo de New Jersey mergulha fundo no rock dos anos 60 e 70, através de versões de alguns nomes bem obscuros. Nas três décadas que passaram desde que «Spine of God» viu a luz do dia, este é o primeiro disco de covers assinado ela banda que, em «A Better Dystopia», presta homenagem a alguns dos seus temas favoritos, que ao mesmo tempo reflectem paranoia, distopia e a inconstância revolucionária que sempre caracterizam os MONSTER MAGNET.
O primeiro tema a ser conhecido deste disco é o single «Mr. Destroyer», originalmente dos POOBAH, trio ainda activo, com origem no Ohio, Estados Unidos, que ainda em 2020 lançou o décimo terceiro título e se mantém em actividade desde 1972. Podes conferir o tema no player em cima. Segundo Wyndorf, o disco resulta do acordo mútuo que iriam “cair no aborrecimento, se continuássemos fechados em confinamento”. Ao bom estilo DIY, o músicos rumaram aos estúdios do baterista Bob Pantella, tal como o próprio revelou à LOUD! meses atrás, em entrevista para a edição em papel.
Aparentemente a vontade não “era muita para escrever”, de qualquer forma “trabalhar em algo era melhor que ver as notícias, com hospitais repletos e pessoas a morrerem”. Segundo o músico, “Dystopia! Apocalypse! Revolution!” eram as palavras que mais ecoavam nas suas cabeças e isso trouxe à mente a infância nos anos 60 e 70. Foram essas memórias que os levaram também até aos temas da época, no que definem como “uma playlist da 4ª dimensão”, visto não serem hits, ou temas óbvios. É assim que o disco abre com «The Diamond Mine», um monólogo do radialista Dave Diamond, responsável pela divulgação de muitas destas bandas e do rock psicadélico em geral.
Para lá de «Mr. Destroyer», neste disco há ainda lugar para temas dos HAWKWIND, TABLE SCRAPS, DUST ou THE SCIENTISTS, no que parece ser um lançamento de homenagem que fará muitos procurarem o Google para assim descobrirem os nomes por trás das faixas que Wyndorf e companhia decidiram gravar. No total, serão treze os temas contidos em «A Better Dystopia», disponível para venda a partir de 21 de Maio e do qual se pode já escutar «Mr. Destroyer». Podes conferir a capa e o alinhamento completo em baixo.
01. The Diamond Mine (Dave Diamond)
02. Born To Go (Hawkwind)
03. Epitaph For A Head (JD Blackfoot)
04. Solid Gold Hell (The Scientists)
05. Be Forewarned (The Macabre)
06. Mr. Destroyer (Poo-Bah)
07. When The Wolf Sits (Jerusalem)
08. Death (Pretty Things)
09. Situation (Josephus)
10. It’s Trash (The Cave Men)
11. Motorcycle (Table Scraps)
12. Learning To Die (Dust)
13. Welcome To The Void (Morgen)