A Amplificasom continua a apostar em anúncios para depois do Verão, segura de que nessa altura os concertos já serem possíveis. É exactamente por isso que acaba de anunciar uma dupla data nacional dos japoneses MONO, após o adiamento da digressão originalmente anunciada para Março de 2021 e posteriormente adiada por causa da pandemia. O quarteto retorna assim ao Porto e a Lisboa em 2022, em datas que terão lugar no Hard Club, a 21 de Fevereiro, e no LAV – Lisboa Ao Vivo, a 22 de Fevereiro.
Antes dos MONO, subirá ao palco A.A. WILLIAMS, que mostrará o porquê de «Forever Blue» ser um dos registos de estreia mais aclamados dos últimos tempos. Com influências desde o pós-rock até à dark folk, e fazendo também referências a nomes como PJ HARVEY e EMMA RUTH RUNDLE, a assombrosa música da artista londrina soará pela primeira vez ao vivo em Portugal nesta ocasião. Recorde-se que, no início deste ano, os dois artistas juntaram-se para a gravação de dois temas escritos e gravados em colaboração, que foram editados num EP com o título «Exit In Darkness», pela Pelagic Records.
Os MONO actuaram pela última vez em Portugal no já longínquo ano de 2017, numa actuação inserida no cartaz do festival REVERNCE, em Santarém. O último disco de estúdio do quarteto de música instrumental foi editado em 2019, intitulando-se «Nowhere Now Here». Tal como noutros trabalhos do grupo formado em 1999, o seu som esbate “as fronteiras entre o post rock e a música neoclássica”, pretendendo “comunicar o incomunicável”. Com uma dezena de discos ao longo de duas décadas de carreira, o grupo foi já considerado como um dos mais singulares deste século e, entre as sua várias experiências musicais, contam-se cerca de meia dúzia de aparições em conjunto com uma orquestra.
É exactamente a colaboração entre uma orquestra e os MONO que se vai poder escutar no novo «Beyond the Past • Live In London with the Platinum Anniversary Orchestra». Celebrando os vinte anos de existência do projecto, o concerto teve lugar a 14 de Dezembro de 2019, no Barbican Centre, em Londres, reunindo diversos convidados, entre os quais se contaram membros dos BORIS e ENVY, bem como dos franceses ALCEST e colaboradores ingleses como A.A. WILLIAMS e JO QUAIL. O final do evento resultou numa colaboração com a The Platinum Anniversary Orchestra, que incluiu elementos da National Youth String Orchestra, de Inglaterra. O registo dessa noite muito especial é agora apresentado em disco, a lançar no dia 19 de Março próximo.