MISSA ORTODOXA: Evil – «Evil’s Message» (1984)

EVIL
«Evil’s Message»
[Rave-On Records, 1984]

Um mês depois, vamos manter-nos ainda pela terra do Hamlet, que além dos megadeuses metálicos Mercyful Fate e dos excelentes Artillery também nos deu muitíssimo bom heavy metal underground (lembrete mental para cá incluir Witch Cross um dia destes). «Evil’s Message» é o nome do fantástico EP de 12″ dos Evil, e contém um instrumental e mais quatro incríveis temas de heavy metal do melhor. Realmente os anos 80 foram mesmo os anos de ouro! Música extraordinária, com riffs portentosos e alguns dos melhores títulos e letras de sempre como «Son Of The Bitch» ou o estrondoso hino metálico «Take Good Care (Of Your Balls)».

“The guy got angry and left the girl / She cried and cried, it’s an awful world / She got a letter and it said / I’ll see you later, yeah!”

Chegou a correr o boato de que o King Diamond tinha tocado guitarra em Evil… mas não é verdade. Provavelmente o facto de o guitarrista também se chamar Kim terá sido a origem. Além disso, a editora holandesa que lançou o EP foi a mesma que tinha lançado em 1983 o EP (também de 12″) de estreia dos Mercyful Fate (homónimo mas por vezes denominado «Nuns Have No Fun»). Em 1999 até chegou a sair um CD bootleg cheio de gralhas com ambos.

O que o tempo nos leva é uma crueldade… passaram 33 anos e as calças do Kim Xmas já não devem existir!

Além de duas demos anteriores ao EP, o único outro lançamento de Evil foi a cassette VHS «Live On Stage», de 1985, que contém um concerto com cinco músicas, um promo clip de «The Devil Wants Me» que vale bem a pena ver, e uma entrevista televisiva que me é praticamente ininteligível por estar em Dinamarquês. Este material foi parar ao YouTube por obra de um benemérito qualquer há coisa de quatro meses, mas acedi-lhe agora mesmo (à data da escrita) e tem um total de quatro visualizações e zero reacções… realmente o mundo vive uma era negra relativamente à falta de cultura. [NR: no momento da publicação tinha onze… e apostamos que foi o Metal Inquisitor que lá foi ver aquilo mais sete vezes desde então]

Estes Evil sabiam bem o que é bom… e nao apenas musicalmente!

Já agora, saiu em 2015 um CD de uma versão de Evil cujo único membro original é o baterista (agora também já guitarrista e etc.). É um álbum de heavy metal moderno, melódico e super-produzido que já praticamente nada tem a ver com os Evil dos anos 80. Quase nem interessa falar dele aqui senão como anotação.

O Metal Inquisitor com “Two legendaries EP’s”, no melhor inglês-francês. Um CD ultra-esmagador, com Evil e Sortilège. Que bandões!

Até à próxima e… cuidem bem das vossas bolas!