BRAINFEVER
«Face To Face»
[Bellaphon Records, 1986]
É provável que os Brainfever sejam a banda menos conhecida das que apareceram no segundo volume da mítica compilação em vinil dos anos 80 chamada «Speed Kills», que me deu a conhecer novos e fantásticos mundos nessa década. O primeiro volume é inacreditável, mas o segundo (com o sobretítulo “The Mayhem Continues….”) não lhe fica muito atrás, e inclui uma versão remisturada de «Brainfever», do álbum de estreia destes potentes metálicos germânicos. O que vos trago hoje, porém, é o segundo (e último) álbum, sem dúvida uma pérola do passado.
A discografia de Brainfever resume-se a um single, dois álbuns e um EP de 4 temas, tudo saído entre 1983 e 1988. E tudo é bom heavy metal, embora para mim a jóia da coroa seja este «Face To Face». Um aspecto surpreendente é a forma como junta um metal pesado, forte e rápido, com tanta melodia, patente sobretudo na voz de Horst Neumann e nas suas entoações quase rock. Por vezes quase achei a voz demasiado cantada, passe a imagem abstrusa, mas o resultado é tão infeccioso que dou por mim, por vezes, a virar este vinil no gira-discos diversas vezes de seguida em audições prolongadas. E sem pular faixas, devido ao constante nível de qualidade.
Já houve quem se queixasse da produção, mas é algo que nem me vem à cabeça se não pensar objectivamente no assunto. É uma produção com carisma, que soa a anos 80, e que não prejudica de forma alguma a força da música presente nesta magnífica rodela de vinil negro. Começando com o speed de «Black Jack» e passando para o hipermelódico tema-título, sucedem-se até o final as composições de grande nível, executadas por um óptimo alinhamento de músicos, desde o baterista Eric Hirschhäuser (que imprime um novo ímpeto relativamente ao baterista do anterior trabalho de estreia) até à muito bem conseguida voz de Neumann, aqui também mais controlada que antes. Um grande álbum de metal pesado mas melódico que aqui vos deixo como recomendação.
Aparentemente, os Brainfever terão regressado ao activo em 2016… mas é possível que o regresso não tenha dado em nada, uma vez que tanto a página do Facebook como o website parecem estar desactivados e não encontro mais informação pela net… se alguém souber mais do que eu, avise, que eu agradeço.