Após assegurada a participação dos ROTTING CHRIST, NECROPHOBIC e HYPOCRISY, entre outros, há mais um nome de peso a acrescentar ao cartaz do MILAGRE METALEIRO OPEN AIR 2025.
Numa altura em que a sua edição de 2024 ainda nem sequer tinha arrancado, a organização do festival MILAGRE METALEIRO OPEN AIR decidiu jogar na antecipação e começou logo a confirmar nomes para o evento do próximo ano. Agora, feitos todos os rescaldos, os responsáveis pelo festival de São Pedro do Sul têm adicionado periodicamente mais nomes ao cartaz, sendo que, agora, confirmaram também a presença dos escoceses ALESTORM no cartaz de 2025.
A lendária banda de folk/power metal junta-se assim aos dinamarqueses MERCENARY e MANTICORA, aos gregos ROTTING CHRIST, que adiaram a sua participação na edição de 2024, aos suecos HYPOCRISY, NECROPHOBIC, THYRFING e BLAZON STONE, aos germânicos BRAINSTORM, aos finlandeses MORS PRINCIPIUM EST, aos italianos VISION DIVINE, aos espanhóis JOLLY JOKER, aos luxemburgueses PRAETOR, aos BRONZE, que incluem elementos suecos e espanhóis, aos indianos GIRISH AND THE CHRONICLES e aos nacionais TARANTULA, REVOLUTION WITHIN e GODARK.
Contando já com três décadas de história, com doze discos de estúdio e centenas de concertos por todo o mundo, e milhares de fãs, os HYPOCRISY são um nome incontornável no espectro da música extrema e a sua influência e contributo para o célebre death metal sueco é inestimável. Explorando conceitos como ocultismo, teorias da conspiração, astrobiologia, agitação social e doenças mentais, a banda surgiu logo no início dos 90s com um som enraizado no death metal tradicional.
Conforme as décadas progrediram, os músicos adoptaram um som mais melódico, embora não menos punitivo, que aplicaram com enorme mestria em álbuns incontornáveis como «Abducted» e «The Final Chapter». Depois de um breve hiato, os HYPOCRISY voltaram à actividade com um disco homónimo em 1999 e, desde então, têm mantido um ritmo constante de edições.
«Worship», o mais recente LP de estúdio do grupo liderado pelo vocalista e guitarrista Peter Tägtgren, foi editado no dia 26 de Novembro de 2021. O disco, que marcou um muitíssimo aguardado regresso à actividade por parte dos colossos suecos depois de quase uma década de silêncio editorial, colheu uma série de resultados exemplares ao redor do mundo e aumentou ainda um pouco mais o estatuto de culto que os rodeia desde os anos 90. A actual formação dos HYPOCRISY fica completa com Mikael Hedlund no baixo, Henrik Axelsson na bateria e Thomas Elofsson na guitarra.
Os lendários death metallers suecos NECROPHOBIC lançaram o seu mais recente álbum de estúdio, «In The Twilight Grey», no passado dia 15 de Março através da Century Media, sendo esse o álbum que os vai trazer ao MILAGRE METALEIRO OPEN AIR 2025. Formados, corria o ano de 1989, em Estocolmo, os NECROPHOBIC tornaram-se conhecidos pelo seu som envolvente e pela mistura de elementos de death metal com influências de black metal, destacando-se na cena do metal escandinavo ao longo dos anos.
Com a estreia «The Nocturnal Silence», os músicos estabeleceram desde logo o som característico que os tornou conhecidos, combinando riffs pesados, atmosferas sombrias, melodias sinistras e letras sobre temas ocultos. De 1993 a 2002, a banda lançou uma sequência de discos irrepreensíveis e ultrapassou as já habituais mudanças de formação, acabando por entrar na última década mais forte que nunca.
«Death To All», «Womb Of Lilithu», «Mark Of The Necrogram» «Dawn Of The Damned» e «In The Twilight Grey», afirmaram-se como discos que mantiveram a essência dos NECROPHOBIC intacta e , além disso, conseguiram solidificar ainda mais o seu estilo distinto.
Os ROTTING CHRIST são uma das mais importantes e influentes bandas de black metal da Grécia, com uma carreira que abrange mais de três décadas. Formados em 1987 pelos irmãos Sakis e Themis Tolis, são conhecidos pela sua abordagem única e atmosférica ao género, combinando elementos de black metal, death metal e até música tradicional grega. Pelo caminho, ajudaram a estabelecer e definir o som do black metal grego.
Nos anos 90, o estilo estava em pleno crescimento na Noruega, com bandas como MAYHEM e BURZUM a liderarem o movimento. No entanto, os ROTTING CHRIST foram uma das primeiras bandas a levar o black metal para a Grécia e a incorporar elementos da cultura e mitologia grega na sua música. Isso deu origem a uma abordagem única e distinta, que atraiu a atenção internacional. A banda lançou uma série de álbuns influentes, como «Thy Mighty Contract» (1993) e «Triarchy Of the Lost Lovers» (1996), que são considerados clássicos.
Ao longo dos anos, Os ROTTING CHRIST construiram um público dedicado e fiel, tanto na Grécia quanto em todo o mundo.
Encabeçado por nomes de alto gabarito como CRADLE OF FILTH, DARK TRANQUILLITY, MOONSPELL e THERION, em 2023 o festival MILAGRE METALEIRO OPEN AIR afirmou-se como um evento underground em franca expansão. Face ao aumento de afluência verificado na procura por ingressos, os responsáveis pelo certame viram-se até obrigados a assegurar um novo espaço para a sua realização, que aconteceu no Parque Empresarial de Pindelo dos Milagres.
Com os alemães SODOM, os norte-americanos KAMELOT e os finlandeses AMORPHIS em destaque, o cartaz da edição deste ano do MILAGRE METALEIRO OPEN AIR conta também com a participação de bandas como KORPIKLAANI, METALIUM, AXXIS, FREEDOM CALL, FLESHGOD APOCALYPSE, TROOPS OF DOOM e SERRABULHO, entre muitas outras. “De nós, podem sempre esperar o empenho do costume, aliado a um evento de rock/metal de qualidade, onde não faltará a boa disposição em três dias de festa rija.“, pode ler-se num comunicado divulgado nas redes sociais. Mais informações através do site oficial do evento.