MIKE PORTNOY e TAYLOR SWIFT?!? Confere a combinação improvável que está a conquistar o YouTube.
Reconhecido como um dos bateristas mais influentes do metal progressiva, MIKE PORTNOY surpreendeu recentemente ao apresentar uma versão peculiar do êxito «Shake It Off», de Taylor Swift. A interpretação aconteceu como parte do segmento For the First Time do canal Drumeo no YouTube, que desafia músicos a explorarem temas inesperados sem preparação prévia.
Portnoy, actualmente focado na promoção de «Parasomnia», o novo álbum dos DREAM THEATER, que tem data de lançamento marcada para o dia 7 de Fevereiro, aproveitou a oportunidade para demonstrar a sua versatilidade. No início, o baterista mostrou-se intrigado com a escolha da música, perguntando se o tema “é algo popular” Ao reconhecer o tema, comparou-o ao clássico «Mickey», de Toni Basil, lançado em 1981.
Como podes ver no player ali em baixo, MIKE PORTNOY adaptou o típico ritmo vibrante e pop de Swift ao seu estilo técnico e dinâmico, transformando a canção num tema repleto de batidas progressivas e variações inesperadas. “A minha filha vai adorar isto“, comentou o baterista com bom humor, reforçando o tom leve do desafio, aproveitando ainda para deixar uma mensagem à estrela pop: “Taylor, desculpa… Se um dia precisares de um baterista, aceito o convite de imediato.“
Em Maio deste ano, noutra aparição no Drumeo, o baterista dos DREAM THEATERtinha enfrentado um desafio bem mais complicado — aprender a «Pneuma», dos TOOL, o mais rapidamente possível. É claro que o músico tocou a faixa (quase) na perfeição, mas não deixou de disparar uma série de piadas, muitas delas auto-depreciativas, enquanto tenta replicar o trabalho genial de Danny Carey. “Sendo um dos Tool, conhecia a música, mas apenas como um ouvinte casual”, começou por explicar MIKE PORTNOY.
“É um daqueles temas que sempre me deixou impressionado, mas nunca num milhão de anos pensei em aprender a tocá-la. Não há nenhuma maneira na Terra de eu aprender todos os fills do Danny. Quer dizer, tenho certeza que ele passou dias, semanas, meses, anos a construir esta obra-prima — e é uma obra-prima, realmente é — mas não tem como, embora conheça os meus compassos estranhos e tudo o mais. Sou uma pessoa sensível, e isto foi um desafio e meio que não sei se devo agradecer ou matar-vos por me terem submetido a ele.“ Podes conferir o vídeo aqui.
«Parasomnia», o novo álbum dos DREAM THEATER, marca o primeiro álbum com a icónica formação clássica do grupo — o vocalista James LaBrie, o guitarrista John Petrucci, o baixista John Myung, o teclista Jordan Rudess e o baterista Mike Portnoy — desde o lançamento do álbum «Black Clouds & Silver Linings», em 2009. O anúncio do novo álbum surgiu numa altura em que a banda estava prestes a embarcar na sua digressão de 40.º aniversário, que arrancou em Londres e passou por Portugal em Novembro.
O novo álbum dos DREAM THEATER foi produzido pelo guitarrista John Petrucci em colaboração com o engenheiro de som James ‘Jimmy T’ Meslin, com o material a ser posteriormente misturado por Andy Sneap. A capa de «Parasomnia», que podes ver em baixo, assim como o alinhamento completo do LP, foi uma vez mais criada por Hugh Syme. Mais informações adicionais podem ser consultadas no site oficial dos DREAM THEATER.