A música dos METALLICA foi transmitida 1,1 bilhão de vezes no Spotify em 2020, sendo que este é já o segundo ano consecutivo em que as canções da banda foram tocadas mais de um bilhão de vezes no serviço de música digital no período de 12 meses. As redes sociais das lendas do heavy metal revelaram este mais recente feito de streaming na passada semana, numa publicação que pode ser vista em baixo e em que pode ler-se:
“Nós pensamos que os números do ano passado eram uma loucura… Vocês superaram-se! 99,3 milhões de horas?! É como se alguém tivesse começado a ouvir a 27 de Outubro , 9318 AC e nunca mais tivesse parado. Alguém consegue adivinhar qual foi a música mais tocada deste ano, com 128,6 milhões de streams? Vocês são os fãs mais dedicados do mundo — obrigado por passarem tanto tempo do vosso ano connosco!“.
Em Dezembro de 2012, os METALLICA disponibilizaram pela primeira vez no Spotify os seus primeiros nove álbuns de estúdio, bem como vários materiais ao vivo, singles, remisturas e colaborações. A manobra foi significativa porque Sean Parker, co-fundador do Napster, mais tarde fez parte do conselho de adminitração do Spotify. Como se sabe, os METALLICA travaram uma batalha legal com o Napster mais de uma década antes, com a banda processar o serviço de P2P pela partilha ilegal da sua música, o que resultou numa acção judicial muito criticada, e que não abonou em nada para a imagem pública de Lars Ulrich e companhia.