Realizado por Jonas Åkerlund, “Metallica Saved My Life” destaca histórias reais de resiliência, amizade e paixão em torno da banda californiana.
Os METALLICA anunciaram um novo e ambicioso projecto cinematográfico intitulado “Metallica Saved My Life”, realizado por Jonas Åkerlund, vencedor de vários prémios e já bem conhecido dos fãs por ter feito vídeo-clips como «Turn the Page», «Whiskey In The Jar» e «ManUNkind». O filme, que ainda está na fase final de produção, mergulha no universo da banda através dos olhos dos seus fãs — incluindo os próprios músicos — e das histórias comoventes de como a música do quarteto moldou vidas, superou adversidades e fortaleceu laços ao longo de mais de quatro décadas.
“Como alguns de vocês já sabem, nos últimos anos temos trabalhado nos bastidores num novo filme que será lançado ainda este ano — e que tem como protagonistas vocês!”, escreveram os METALLICA numa publicação nas suas redes sociais. “‘Metallica Saved My Life’ explora o nosso mundo através das vidas dos fãs que se apoiaram mutuamente em altos e baixos, provações e triunfos ao longo de mais de 40 anos. E sim, nós também aparecemos um pouco.”
Antes do lançamento oficial, o filme vai ser exibido em várias cidades norte-americanas durante esta Primavera e o Verão, coincidindo com as paragens da mais reecnte digressão da banda. As primeiras sessões estão marcadas para Abril em Syracuse e Toronto, e para Maio, em Nashville, Christiansburg, Washington e Charlotte. Os bilhetes, disponíveis em todas as cidades da digressão estão limitados a apenas dois por pessoa. A banda assegura que irá monitorizar as vendas e acrescentar sessões onde possível.
Recorde-se que, em Julho de 2023, a banda lançou um casting dirigido a “superfãs” com personalidades fortes e histórias únicas, procurando pessoas que se identificassem como verdadeiros “quintos membros” dos METALLICA. O objectivo era reunirem testemunhos de seguidores de todas as origens e de todos os estilos de vida, revelando como a música da banda marcou trajectos pessoais, inspirou mudanças e uniu gerações. A produção do filme ficou a cargo dos próprios METALLICA em parceria com a Mercury Studios, subsidiária da Universal Music Group.
Em 2022, o impacto dos METALLICA junto das novas gerações voltou a evidenciar-se, quando a icónica «Master of Puppets», que atingiu recentemente mais um marco histórico, foi usada num momento fulcral da série Stranger Things, da Netflix. O momento não só viralizou nas redes sociais como levou a música ao topo do iTunes Rock Chart e também ao Top 50 do Spotify. Na altura, o baterista Lars Ulrich destacou o fenómeno como um exemplo de como a música pesada continua a conquistar espaço junto do público jovem.
“Fico incrivelmente feliz por perceber que a música pesada ainda tem um lugar no mundo”, disse ele. “Vejo isso nos meus filhos; vi isso nos últimos nove meses com o fenómeno ‘Stranger Things’, com tantos jovens a descobrirem a «Master Of Puppets» e a usarem essa canção como porta de entrada para mais METALLICA e para mais música pesada.” O músico acrescentou ainda que a capacidade da música dos METALLICA de chegar a novas audiências parece não ter limites: “Vejo isso por todo o mundo — esse momento de descoberta aos 12, 13, 14 anos, quando os miúdos começam a explorar música. E para nós, fazer parte desse processo é algo incrível.”
Resultado, “Metallica Saved My Life” promete ser mais do que um documentário sobre uma banda — é um retrato colectivo de uma comunidade global unida por riffs, letras e emoções partilhadas. Como sublinham os próprios músicos… “A todos os fãs que tão generosamente nos deram o seu tempo e nos deixaram entrar nas suas vidas, dizemos: obrigado. Este filme é sobre VOCÊS!”
