METALLICA

RETROVISOR: Metallica, «Ride The Lightning» | Day On The Green, Oakland | 31.08.1985 [vídeo]

No dia em que o clássico «Ride The Lighting» celebra o seu 40.º aniversário, recordamos um dos momentos definidores da carreira dos METALLICA.

No dia 31 de Agosto de 1985, milhares de fanáticos de rock e metal lotaram o antigo Coliseu de Oakland, na Califórnia, para assistir à edição inaugural do lendário Day On The Green. Com Scorpions e Ratt como cabeças de cartaz, o público estava, sem qualquer dúvida, prontos para uma noite intensa… O que talvez não estivessem prontos para testemunhar era à coroação de uma jovem e promissora banda local como a melhor actuação do dia.

Em 1985, os METALLICA ainda estavam a subir na hierarquia do heavy metal e da música em geral, pelo que os registos da sua actuação neste evento que ajudou a moldar o conceito de festival de Verão como o conhecemos hoje, mantiveram-se raras durante muito tempo. Felizmente, a MTV gravou percentagem desse concerto com câmaras profissionais e, a cobertura da MTV do primeiro Day On The Green, oferece uma cápsula do tempo visual de uma banda jovem e faminta, que não temos oportunidade de ver com frequência.

Para contextualizar, este foi um dos primeiros concertos dos METALLICA em estádio; de repente, James Hetfield, Lars Ulrich, Cliff Burton e Kirk Hammett viram-se a tocar para um público muito maior do que estavam acostumados em 1985. Na altura, o quarteto estava em digressão a promover o seu primeiro LP para uma grande editora nos Estados Unidos, o aclamado «Ride The Lightning», e simultaneamente no processo de composição do «Master Of Puppets», que muitos fãs e críticos concordam ser a sua obra-prima criativa.

Por estas razões, esta actuação representa o momento em que os METALLICA deram o próximo passo na sua escalada de popularidade, começando a ascensão rumo à missão autoproclamada como “dominação mundial”.

Facto curioso: grande parte do material existente desta actuação no Day On The Green foi captada do lado do palco em que Cliff Burton estava. Embora isso tenha acontecido por pura coincidência, em vez de por intenção, esse acaso oferece-nos imagens aproximadas do músico a interpretar algumas das suas partes mais icónicas.

Atente-se no vídeo em cima. Durante o solo de guitarra de «Ride The Lightning», a câmara afasta-se de Kirk Hammett e foca-se em Cliff. Ali está ele, e a sua imagem de marca: casaco de ganga, uma t-shirt dos Misfits e calças à boca de sino. Tem um pé apoiado no monitor, a cabeleira a cobre-lhe o rosto enquanto faz headbanging, a mão esquerda sobe e desce pelo braço do baixo e a mão direita dedilha as cordas.

No entanto, além de proporcionar uma visão tão próxima de um dos baixistas mais elogiados de todos os tempos, as imagens do concerto dos METALLICA no Day On The Green de 1985 são uma cápsula do tempo como nenhuma outra, retratando um grupo de músicos em ascensão que, alguns anos depois, se tornariam a maior banda de metal do mundo.