METALLICA

METALLICA: Os impressionantes números da ‘M72 WORLD TOUR’ [vídeo]

Actualmente, os METALLICA viajam com 64 guitarras, 36 das quais precisam de estar prontas para o espectáculo.

Jeff Wagner, um repórter da WCCO-TV, estação de televisão afiliada à CBS que fornece notícias locais em Minnesota, partilhou uma visão dos bastidores do enorme esforço que foi necessário para realizar os dois concertos dos METALLICA no U.S. Bank Stadium, em Minneapolis, no fim de semana passado. Segundo a reportagem, a equipa de digressão é composta por 156 pessoas, incluindo 40 trabalhadores de construção metálica, 168 técnicos de produção locais e 92 motoristas de camião, que também ajudam a garantir que tudo decorre sem problemas. Como se isso não bastasse, são contratadas localmente mais 800 pessoas para ajudar cada paragem da digressão.

Como podes conferir no player ali em baixo, Jon-Michael Marino, o coordenador da actual tour da banda, revelou alguns números impressionantes e explicou à WCCO-TV que há sempre quatro kits de bateria montados em palco e mais dois de reserva num camião. Além disso, revelou que, nesta tour, os METALLICA andam com 64 guitarras e baixos, sendo que 36 delas têm de estar prontas para o espectáculo (12 por cada membro da banda). Em cada concerto são utilizadas ou distribuídas aos fãs 6.000 palhetas de guitarra, mas apenas 25 baquetas de bateria são utilizadas ou dadas.

Questionado sobre por que motivo são necessárias tantas guitarras prontas para cada concerto, Marino respondeu: “Ao longo de, digamos, 15 a 16 canções há várias afinações. Há também coisas que acontecem naturalmente, como cordas a partirem-se, ou guitarras a desafinarem, e têm de ser trocadas no momento.

Recorde-se que, com rota de 2023 a afirmar-se como um enorme sucesso, após uma paragem de vários meses, os METALLICA iniciaram mais uma etapa da sua ‘M72 World Tour’  no passado dia 24 de Maio, com uma apresentação no Olympiastadion, em Munique, na Alemanha. O primeiro dos dois concertos dos METALLICA na cidade começou com uma «Whiplash» tão estridente como sempre e contou com um setlist que percorreu (quase) toda a carreira do grupo.

Temas de «Kill ‘Em All», como o que serviu de abertura e «Seek & Destroy», foram intercalados com os sucessos que dominaram o mundo, incluindo «Sad But True» e «Nothing Else Matters». Também do LP homónimo de 1991 ouviu-se um tema que ainda não tinha sido tocado nesta digressão: «Of Wolf And Man», que os gigantes do metal/rock tinham tocado pela última vez em 2021.

A 14 de Junho de 2023, os METALLICA lançaram um EP de quatro temas, intitulado «The Amsterdam Sessions (Amazon Music Presents)», exclusivamente através da Amazon Music. O alinhamento desta edição só para fãs é composto por versões ao vivo (num estúdio) de «Master Of Puppets»«Lux Æterna», «If Darkness Had A Son» e «Nothing Else Matters».

Dois destes temas, «If Darkness Had A Son» e «Lux Æterna», fazem parte do mais recente álbum de estúdio dos METALLICA«72 Seasons», que vendeu 146.000 unidades só nos Estados Unidos durante a sua primeira semana de lançamento, alcançando a segunda posição na Billboard 200. O disco marcou a 12.ª entrada dos músicos no Top 10 da tabela de vendas norte-americana e teve a melhor semana para qualquer álbum de rock ou hard rock desde que «Fear Inoculum», dos TOOL, foi editado em Setembro de 2019.