METALLICA

METALLICA: «Master Of Puppets» eleito como o “melhor álbum de metal de todos os tempos”

Estruturas complexas, profundidade musical, ainda assim com um enorme potencial para cantar em coro — e solos de guitarra para a eternidade” fazem do «Master Of Puppets», o terceiro LP dos METALLICA, o melhor álbum de metal de todos os tempos. E vocês, concordam ou nem por isso?

A revista Metal Hammer germânica comemorou o seu jubileu de ouro com a 500.ª edição, que esteve disponível nas bancas (e continua disponível aqui) no dia 21 de Junho de 2024. Nesta edição especial, a publicação classificou os 500 maiores álbuns de metal de todos os tempos, votados por um júri de quase 100 membros, composto por editores, músicos, profissionais da indústria e fãs de metal de destaque.

Feitas as contas, o «Master Of Puppets», dos METALLICA, atingiu o primeiro lugar: “Estruturas complexas, profundidade musical, ainda assim com um enorme potencial para cantar em coro — e solos de guitarra para a eternidade“, lê-se na reverente crítica da revista. “As lições composicionais transmitidas por Cliff Burton a [James] Hetfield e [Lars] Ulrich desde os primórdios da banda alcançam o seu pleno esplendor aqui. Para a Metal Hammer, este é agora oficialmente o melhor opus da história do metal!“.

Verdade seja dita, os METALLICA surgem cinco vezes nesta lista dos 500 melhores álbuns de metal para a Metal Hammer germânica. Outros pioneiros do metal como os MOTÖRHEAD, AC/DC, BLACK SABBATH, IRON MAIDEN, MANOWAR e SLAYER também estão presentes no top, ombreando com artistas bastante mais modernos como SLIPKNOT, TOOL, NIGHTWISH, GHOST, IN FLAMES e SLEEP TOKEN.

Compilar a lista foi, sem dúvida, uma tarefa hercúlea — mas que aceitámos com agrado para esta edição espessa de 500 páginas,” diz Sebastian Kessler, o editor-chefe da Metal Hammer. “É uma viagem intensa pela história do metal; perfeita para celebrar o 40.º aniversário da Metal Hammer! Raramente houve tanta discussão, filosofia, ponderação e argumentação. Com a divulgação dos resultados, isto é provavelmente apenas o início.

Lançado a 3 de Março de 1986, o «Master Of Puppets» foi o terceiro álbum dos METALLICA. O disco foi gravado na Dinamarca, com o produtor Flemming Rasmussen, e, por esta altura já vendeu mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos. O sucessor de «Ride The Lightning» acabou por ser o apogeu de Burton com os METALLICA. Infelizmente, o baixista faleceu a 27 de Setembro de 1986 num acidente de autocarro durante a digressão de promoção ao álbum.

Quase quatro décadas após o seu lançamento, o «Master Of Puppets» é reconhecido como um clássico do thrash e figura, orgulhosamente, na Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para preservação no Registo Nacional de Gravações, por ser “culturalmente, historicamente ou esteticamente significativo.