METALLICA

METALLICA: A máquina de fazer dinheiro que dominou os palcos em 2024

Os METALLICA continuam a provar porque são a maior banda de metal do mundo.

Não há como negá-lo: os METALLICA continuam a ser um dos maiores fenómenos musicais de todos os tempos. Segundo dados recentemente divulgados pela Pollstar, o quarteto liderado por James Hetfield e Lars Ulrich conquistou um impressionante 9.º lugar na lista dos Top 10 Worldwide Touring Artists de 2024, tendo arrecadado 179,3 milhões de dólares em receitas de bilheteira ao longo deste ano.

Apesar de terem ficado atrás de Zach Bryan, que atingiu 199,1 milhões de dólares, e de pesos-pesados da pop como Taylor Swift, cujo domínio avassalador garantiu a liderança da lista com 1,043 mil milhões de dólares, os METALLICA conseguiram mostrar uma vez mais que a música pesada continua a ter uma força intemporal num panorama musical cada vez mais diverso.

Os números são especialmente impressionantes se tivermos em conta que, durante 2024, os METALLICA só fizeram 24 concertos, mas com uma média de 62.512 bilhetes vendidos por data. Além disso, o preço médio dos bilhetes foi de apenas 119,64 dólares, um valor bastante acessível quando comparado com os números de outras super estrelas globais. Em termos de audiência, os concertos da banda destacaram-se pela sua dimensão massiva, superando em muito os números de outros artistas da lista.

Como noticiado anteriormente, s METALLICA confirmaram que a sua ‘M72 WORLD TOUR’ vai prolongar-se pelo terceiro ano consecutivo, com o anúncio de 21 concertos na América do Norte em Abril, Maio e Junho de 2025. Desde a abertura em Abril de 2023, em Amesterdão, a ‘M72 WORLD TOUR’ viu a banda tocar para cerca de três milhões de fãs e continua a surpreender os fãs e os críticos.

Além de darem continuidade aos No Repeat Weekends, com cada noite dos dois concertos que fazem na mesma cidade a apresentar alinhamentos e bandas de “suporte” totalmente diferentes, a rota de 2025 vai contar também com vários concertos individuais, levando a produção completa da digressão, com o seu enorme palco circular, a locais que incluem dois estádios de futebol universitário: JMA Wireless Dome, em Syracuse, Nova Iorque, a 19 de Abril, e a primeira visita dos METALLICA a Blacksburg, na Virgínia, a casa dos Virginia Tech Hokies.

Além de tocarem em estádios por todo o país, o itinerário do próximo périplo dos METALLICA vai incluir também duas aparições como cabeças de cartaz em festivais — a primeira será logo na noite de abertura da digressão, a 12 de Abril, no ‘Sick New World’, nos Las Vegas Festival Grounds. Os dias 9 e 11 de Maio marcam um híbrido festival / No Repeat Weekend, com os músicos liderados por James Hetfield e Lars Ulrich a tocarem duas vezes no ‘Sonic Temple’ no Historic Crew Stadium, em Columbus, no Ohio. Entre as bandas de abertura dos concertos de 2025, vão estar nomes como PANTERALIMP BIZKIT e SUICIDAL TENDENCIES, entre outros..