PARKWAYDRIVE

Produção em 360º e clássicos de sempre mostram que os METALLICA continuam uma máquina bem oleada.

No passado dia 19 de Abril, os METALLICA deram início à sua agenda de concertos de 2025 com uma actuação demolidora no JMA Wireless Dome, em Syracuse, Nova Iorque. O concerto marcou também a primeira de uma nova série de datas da M72 World Tour, que continua a estabelecer novos padrões de produção e ambição no universo da música pesada e o cartaz contou com os lendários PANTERA e os icónicos SUICIDAL TENDENCIES como bandas de suporte.

O alinhamento do concerto fez uma viagem abrangente por diferentes fases da carreira dos californianos, incluindo canções clássicos (e incontornáveis) como «Creeping Death», «For Whom The Bell Tolls» ou a «Seek & Destroy», bem como temas mais recentes como «Lux Æterna» e «Screaming Suicide». Desta vez, o momento instrumental protagonizado por Kirk Hammett e Robert Trujillo (o habitual “Kirk And Rob Doodle”) precedeu um dos momentos mais emocionantes da noite, com a interpretação de «The Day That Never Comes».

Com um total de 16 temas tocados, a actuação dos METALLICA culminou numa sequência devastadora composta por «One», «Seek & Destroy», «Master Of Puppets» e «Enter Sandman», este último entoado em uníssono por milhares de fãs. Em baixo, podes ver alguns vídeos captados por fãs, que testemunham muito bem a impressionante produção do espectáculo, com o palco em 360º a permitir uma experiência envolvente e única a todos os presentes.

Desde o arranque em Abril de 2023, em Amesterdão, a M72 World Tour já atraiu cerca de três milhões de espectadores. Elogiada pela crítica internacional como “uma experiência absolutamente afirmativa de vida” (pela Billboard), “impossível sair insatisfeito” (pelo Austin Chronicle) e “um espectáculo arrebatador” (pelo Detroit News), esta série de concertos assenta no conceito de “No Repeat Weekends”, em que a banda toca duas noites consecutivas na mesma cidade, com alinhamentos completamente distintos e bandas de suporte diferentes.

O concerto em Syracuse marcou uma das poucas exceções à fórmula habitual da digressão. Em 2025, os METALLICA vão apresentar o seu espetáculo completo — com o palco circular e produção total — em datas únicas em locais especiais, como o já mencionado JMA Wireless Dome e o Lane Stadium, em Blacksburg, na Virgínia. Esta última actuação, agendada para 7 de Maio, terá um sabor particularmente simbólico: será a primeira visita da banda à cidade e um tributo a mais de duas décadas em que «Enter Sandman» serve de tema de entrada da equipa de futebol americano dos Virginia Tech Hokies.

Entre os destaques da digressão estão também os primeiros concertos em Nashville em cinco anos (a 1 e 3 de Maio), o aguardado regresso a Tampa após década e meia de ausência (6 e 8 de Junho) e, talvez o mais emblemático para os fãs californianos, a estreia absoluta no Levi’s Stadium, em Santa Clara, nos dias 20 e 22 de Junho — uma celebração em casa para a banda de São Francisco.

A agenda norte-americana de 2025 conta ainda com uma incursão especial em território de festivais. Nos dias 9 e 11 de Maio, os METALLICA serão cabeças de cartaz no Sonic Temple Festival, em Columbus, Ohio, mantendo o espírito dos “No Repeat Weekends”, com dois concertos distintos. O leque de bandas de apoio para esta etapa inclui, além dos PANTERA e SUICIDAL TENDENCIES, nomes como LIMP BIZKIT e ICE NINE KILLS, reforçando a diversidade e o impacto intergeracional da digressão.