A Live Nation admitiu que, ocasionalmente e sempre a pedido dos artistas, tem facilitado o acesso de bilhetes para espectáculos a agentes de revenda como a plataforma Viagogo, que foi recentemente suspensa do motor de busca do Google. Esta rara confissão foi feita depois da Billboard ter tido acesso à gravação de um telefonema entre Bob Roux, o presidente norte-americano do gigante promotor de eventos, Tony DiCioccio, colaborador de longa data dos METALLICA, e um promotor independente chamado Vaughn Millette. A gravação remonta a Fevereiro de 2017, pouco antes do lançamento da digressão WorldWired nos Estados Unidos, podendo ouvir-se claramente DiCioccio pedir a Roux para reservar 46,000 bilhetes para serem vendidos no mercado secundário.
Confrontada pela Billboard, a Live Nation admitiu esta prática — que explica o porquê de tantos concertos de grandes nomes esgotarem imediatamente, impedindo os fãs de comprarem bilhetes através dos meios tradicionais e forçando-os a gastar mais dinheiro nos mercados paralelos –, mas diz tê-lo feito a pedido dos próprios artistas. Entretanto, um representante dos METALLICA afirmou já que a banda “não estava ciente” do caso, tendo deixado as questões de bilheteira nas mãos de Tony DiCioccio, que terá movido mais de 10 mil bilhetes para os concertos da banda só em 2016, obtendo lucros imensos “sem a participação da banda“, segundo garante a Live Nation.
Sites como o Viagogo permitem a compra de bilhetes para espectáculos já esgotados, operando um modelo de negócio assente na especulação. Basicamente, os ingressos são adquiridos em massa nos pontos de venda autorizados e, posteriormente, vendidos a preços que podem ascender a milhares de euros.