Peripécias do mais recente périplo dos METALLICA pelos Estados Unidos. Aconteceu em Detroit, a 12 de Novembro.
Kirk Hammett, o guitarrista dos METALLICA, tropeçou e caiu de forma desconfortável, mas quem mais se queixou deve ter sido a sua guitarra roxa ESP, arremessada pelo palco durante a actuação da banda no último Domingo, 12 de Novembro, no Ford Field em Detroit, no Michigan. O incidente aconteceu ainda durante a introdução da «Fight Fire With Fire», e logo após Hammett e a banda terminarem «Moth Into Flame». Em baixo, podes ver dois vídeos do incidente, captados por fãs na plateia.
Após cair no palco, Hammett ficou deitado por um segundo, levantou-se e, frustrado, atirou a guitarra aproximadamente 20 metros pelo palco em direcção ao seu técnico. Queixou-se e, rapidamente, pegou noutra guitarra e foi para o outro lado do palco a tempo de começar «Fight Fire With Fire». Felizmente, algumas músicas depois, a guitarra roxa estava de volta à acção.
O concerto do passado Domingo encerrou a passagem de dois dias dos METALLICA pelo Ford Field. Foi o último concerto da digressão actual da banda nos Estados Unidos. Uma vista de olhos ao itinerário da M72 World Tour, no site oficial dos METALLICA, mostra que a banda só vai voltar à estrada a 24 e 26 de Maio, com dois concertos em Munique, na Alemanha, e passa depois por Milão, Itália, a 29 de Maio (no festival I-Days); Helsínquia, na Finlândia, a 7 e 9 de Junho; Copenhaga (Dinamarca) a 14 e 16 de Junho; Oslo (Noruega) a 26 de junho (no festival Tons Of Rock); e ainda Varsóvia (Polónia) a 5 e 7 de Julho.
A seguir às únicas datas anunciadas até agora para a Península Ibérica, no Estadio Cívitas Metropolitano, em Madrid, nos dias 12 e 14 de Julho, os METALLICA regressam aos Estados Unidos, tendo concertos marcados em solo americano a partir de 2 de Agosto.
A M72 World Tour teve a sua noite inaugural no final de Abril deste ano, em Amesterdão, e tem levado a banda pelo mundo a tocar duas noites em todas as cidades que visita. Cada um dos denominados “No Repeat Weekend” apresenta dois alinhamentos totalmente diferentes, sem repetição de temas — “os METALLICA prometem a todos os fãs que comprarem um bilhete de dois dias que não vão ver a mesma música duas vezes, num total de mais de trinta canções dos mais de 40 anos de carreira da do grupo“, podia ler-se num comunicado quando a digressão foi originalmente anunciada.
Como o prometido é devido, é isso que têm andado a fazer (como documentam estes vídeos, captados nos ‘No Repeat Weekend’ já realizados até ao momento). A saber; Montreal, no Canadá, Arlington, Nova Jérsia, Los Angeles e Phoenix nos Estados Unidos, Gotemburgo, na Suécia, Castle Donington, no Reino Unido, Hamburgo, Paris e ainda em Amesterdão, onde a banda assinou dois concertos que provocaram falatório.
No dia 27 de Abril, os METALLICA deram início à rota de apoio ao seu mais recente álbum, «72 Seasons», numa jornada que vai estender-se também durante o próximo ano. Na Johan Cruijff Arena em Amesterdão, com os Architects e Mammoth WVH como bandas de “suporte”, a noite foi dos headliners, claro. O quarteto abriu a actuação com uma escolha um tanto ou quanto improvável, a instrumental «Orion», do «Master Of Puppets», que não servia como abertura de set desde 2011. A partir daí, lançaram-se uma lista de êxitos, temas pouco tocados e novas canções, incluindo as estreias ao vivo de «Screaming Suicide» e de «Sleepwalk My Life Away», de «72 Seasons».
Com o seu “novo e arrojado design de palco“, que traz de volta para o centro das atenções o famoso ‘Snake Pit’, os músicos voaram até Paris no fim-de-semana seguinte. A 17 de Maio, fizeram a primeira das duas actuações agendadas no Stade de France, e apresentaram um alinhamento com variações em relação à noite de abertura da rota.