Kirk Hammett e Rob Trujillo, dos METALLICA, prestaram homenagem aos pioneiros do industrial em Chicago.
No passado Domingo, dia 11 de Agosto, KIRK HAMMETT e ROB TRUJILLO interpretaram a clássica «Just One Fix», dos MINISTRY, no concerto dos METALLICA no Soldier Field, em Chicago, a cidade netal de Al Jourgensen. A interpretação do tema constituiu o ‘doodle’ da noite, uma tradição recorrente que a dupla adoptou nos últimos anos, em que tocam uma versão simplificada de uma canção que celebra um artista local, às vezes com Trujillo na voz.
“Eu e o Kirk gostamos muito de tocar juntos e de celebrar novas ideias, muitas vezes fazemos isso do nosso camarim directamente para o palco”, disse o baixista dos METALLICA ao público na noite de domingo. “E, às vezes, gostamos de prestar homenagem a bandas ou artistas da cidade onde estamos a tocar. Esta noite, temos uma banda muito especial, um artista que consideramos inovador e que exerce grande influência em nós. Se algum de vocês conhece os Ministry, vamos lá. E se souberem as letras, cantem comigo, porque vou precisar da vossa ajuda. Esta é a nossa versão da «Just One Fix».”
A dupla lançou-se então na interpretação do tema originalmente incluído no álbum clássico «Psalm 69: The Way To Succeed And The Way to Suck Eggs», de 1999, com Trujillo dar o seu melhor na voz e KIRK HAMMETT a… Bem, a fazer o que faz habitualmente. Ainda assim, a homenagem chamou a atenção dos próprios MINISTRY, formados em Chicago no ano de 1981, que expressaram a sua gratidão no Facebook com um “Obrigado Metallica” e ao partilharem o clip do YouTube.
Com a tour de 2023 a afirmar-se como um enorme sucesso, após uma paragem de vários meses, a banda iniciou mais uma etapa da sua ‘M72 World Tour’ no passado dia 24 de Maio, com uma apresentação no Olympiastadion, em Munique, na Alemanha. O primeiro dos dois concertos dos METALLICA na cidade começou com uma «Whiplash» tão estridente como sempre e contou com um setlist que percorreu (quase) toda a carreira do grupo.
Temas de «Kill ‘Em All», como o que serviu de abertura e «Seek & Destroy», foram intercalados com os sucessos que dominaram o mundo, incluindo «Sad But True» e «Nothing Else Matters». Também do LP homónimo de 1991 ouviu-se um tema que ainda não tinha sido tocado nesta digressão: «Of Wolf And Man», que os gigantes do metal/rock tinham tocado pela última vez em 2021.
A 14 de Junho de 2023, os METALLICA lançaram um EP de quatro temas, intitulado «The Amsterdam Sessions (Amazon Music Presents)», exclusivamente através da Amazon Music. O alinhamento desta edição só para fãs é composto por versões ao vivo (num estúdio) de «Master Of Puppets», «Lux Æterna», «If Darkness Had A Son» e «Nothing Else Matters».
Dois destes temas, «If Darkness Had A Son» e «Lux Æterna», fazem parte do mais recente álbum de estúdio da banda, «72 Seasons», que vendeu 146.000 unidades só nos Estados Unidos durante a sua primeira semana de lançamento, alcançando a segunda posição na Billboard 200. O disco marcou a 12.ª entrada dos músicos no Top 10 da tabela de vendas norte-americana e teve a melhor semana para qualquer álbum de rock ou hard rock desde que «Fear Inoculum», dos TOOL, foi editado em Setembro de 2019.