Isto é só uma homenagem. “Sentimo-nos tocados por saber que passou parte dos seus momentos finais, esperançosamente alegres, connosco”, dizem os METALLICA.
Lorne, fã dos METALLICA, faleceu na noite da passada sexta-feira, 23 de Agosto, durante o concerto da banda no Commonwealth Stadium, em Edmonton, no Canadá, na sequência de um problema de saúde na área conhecida como Snake Pit, situada junto ao palco. A banda comentou a morte de Lorne (apelido “Viking”), partilhando uma fotografia do fã nas suas redes sociais, acompanhada pela seguinte legenda:
“Na noite de sexta-feira, 23 de agosto, em Edmonton, perdemos um membro da família Metallica durante o espectáculo. Ele faleceu devido a problemas de saúde, deixando o corpo terreno e iniciando uma nova aventura. É muito triste quando a morte acontece, mas sentimo-nos tocados por saber que passou parte dos seus momentos finais, esperançosamente alegres, connosco. As nossas condolências à família e aos amigos do Lorne ‘Viking’. Com Amor e Respeito, Metallica”.
No Reddit, um aparente amigo de Lorne, forneceu mais detalhes sobre a sua morte. “No concerto de Edmonton na noite de sexta-feira, o meu amigo Lorne sofreu um problema médico e foi retirado do Snake Pit numa maca enquanto os serviços de emergência realizavam manobras de reanimação cardíaca agressivas,” lê-se na publicação. “Apesar dos seus esforços, o Lorne não sobreviveu. … Por favor, aumentem o som de uma canção dos Metallica e levantem um copo pelo Viking!! Descansa em paz, meu querido amigo.”
Outro utilizador do Reddit ofereceu um relato de testemunha ocular do incidente, relatando que Lorne desmaiou várias vezes na área do Snake Pit antes de ser levado pela equipa de emergência. A LOUD! deixa aqui as suas condolências a família e aos amigos de Lorne neste momento difícil. Podes ver a homenagem dos METALLICA em baixo.
Quando a digressão M72 World Tour, dos METALLICA, chegar ao fim, já se terá prolongado durante dois anos, mas também já só tem algumas datas remanescentes. A banda vai fazer dois concertos em Seattle, este fim-de-semana, antes de encerrar a digressão com quatro espectáculos na Cidade do México, no final de Setembro.
No dia 27 de Abril, os METALLICA deram início a rota de apoio ao seu mais recente disco de estúdio, «72 Seasons». Na Johan Cruijff Arena em Amesterdão, com os Architects e Mammoth WVH como bandas de “suporte” a noite foi dos headliners, claro. O quarteto abriu a actuação com uma escolha um tanto ou quanto improvável, a épica instrumental «Orion», do «Master Of Puppets», que não servia como tema de abertura de set desde 2011. A partir daí, lançaram-se uma lista de êxitos, temas pouco tocados e novas canções, incluindo as estreias ao vivo de «Screaming Suicide» e de «Sleepwalk My Life Away», de «72 Seasons».
Com o seu “novo e arrojado design de palco“, que traz de volta para o centro das atenções o famoso ‘Snake Pit’, os músicos voaram até Paris no fim-de-semana seguinte. A 17 de Maio, fizeram a primeira das duas actuações agendadas no Stade de France, e apresentaram um alinhamento com variações em relação à noite de abertura da rota. Sendo que estão apostados em fazer dois espectáculos em cada cidade sem repetir temas, nesta ocasião os METALLICA presenteou os fãs com mais duas estreias ao vivo e surpresas sequenciais.
Para começar, escolheram a «For Whom The Bell Tolls» a abrir o concerto pela primeira vez desde 2016, com o tema a trocar de lugar com a «Orion», que abriu em Amesterdão. À semelhança do que fez na noite de abertura desta rota europeia, a banda inclinou-se na direcção de «Lux Aeterna», «Screaming Suicide» e «Sleepwalk My Life Away» como representação do novo «72 Seasons». A grande mudança da noite veio na forma de dois clássicos épicos, tocados pela primeira vez nesta tour: «Blackened» e «I Disappear».
Em Hamburgo, “sacaram da cartola” a «Until She Sleeps», mesmo a tempo do aniversário do «Load», e estiveram num lugar onde já foram tão felizes, Castle Donington. Desta vez, consta que o espectáculo se conseguia ouvir a 24 quilómetros do local onde se realiza o Download Festival.
A 14 de Junho, os METALLICA lançaram um EP de quatro temas, intitulado «The Amsterdam Sessions (Amazon Music Presents)», exclusivamente através da Amazon Music. O alinhamento desta edição só para fãs é composto por versões ao vivo (num estúdio) de «Master Of Puppets», «Lux Æterna», «If Darkness Had A Son» e «Nothing Else Matters».
Dois destes temas, «If Darkness Had A Son» e «Lux Æterna», fazem parte do mais recente álbum de estúdio da banda, «72 Seasons», que vendeu 146.000 unidades só nos Estados Unidos durante a sua primeira semana de lançamento, alcançando a segunda posição na Billboard 200. O disco marcou a 12.ª entrada dos músicos no Top 10 da tabela de vendas norte-americana e teve a melhor semana para qualquer álbum de rock ou hard rock desde que «Fear Inoculum», dos TOOL, foi editado em Setembro de 2019.