Os METALLICA usaram as suas redes sociais para prestarem homenagem a Marsha Zazula, a co-fundadora da primeira editora do quarteto, a Megaforce Records, que faleceu ontem, dia 10 de Janeiro de 2021, aos 68 anos de idade na sequência de uma doença prolongada. Numa publicação feita através da sua conta oficial no Instagram, a banda de Lars Ulrich e James Hetfield comentou: “Descansa em paz, Marsha. Obrigado por tudo. Muito amor para @thejonzazula e a família Zazula.” Na sua conta pessoal na mesma rede social, Ulrich acrescenta: “Obrigado por teres feito as coisas acontecerem, Marsha… Por nos apoiares, por nos encorajares, por nos aconselhares, por nos abrigares, por nos alimentares e, mais importante, por nos apoiares junto com o teu marido Jonny, acreditando que uma gangue de desajustados como nós poderia conectar-se com um público maior e com ideias semelhantes… Foste uma matriarca incrivelmente abnegada e estaremos eternamente gratos pelo impacto que tiveste nas nossas vidas. Descansa em paz.“
A morte de Marsha foi confirmada pela sua filha Rikki no Facebook e no próprio do Twitter da Megaforce, que a descreveu como “uma força orientadora” durante o tempo em que fez parte da editora norte-americana. A Megaforce é amplamente creditada por ter lançado a carreira dos METALLICA ao editar os dois primeiros álbuns da banda, «Kill ‘Em All» de 1982 e «Ride The Lightning» de 1984, ainda antes da banda de Lars Ulrich e James Hetfield assinar um contrato com a Elektra, entrando no universo das multinacionais. O catálogo da Megaforce também inclui artistas como os ANTHRAX, os TESTAMENT, os OVERKILL, Ace Frehley, dos KISS, os MINISTRY, os KING’S X, os RAVEN e os STORMTROOPERS OF DEATH, entre outros.
Ao lado de Jonny, Marsha ajudou a abrir as portas para o thrash metal na Costa Leste dos Estados Unidos. Jonny largou um emprego na Wall Street e a dupla começou a vender discos num mercado com o nome de Rock N ‘Roll Heaven. Eventualmente, estabeleceram uma loja em New Jersey, que se tornou um destino influente do metal na altura. Depois de ouvirem a maqueta «No Life ‘Til Leather», Jon e Marsha Zazula fundaram a MegaForce Records em 1982, sendo que os METALLICA foram a primeira banda com que assinaram um contracto.
De seguida, contrataram bandas como os ANTHRAX, TESTAMENT e OVERKILL, afirmando-se como uma pedra basilar do movimento thrash, que estava então em ebulição. No mesmo ano, lançaram também a companhia de agenciamento Crazed Management e geriram a carreira dos ANTHRAX durante os primeiros onze anos da sua carreira, a dos METALLICA durante dois anos, associando-se posteriormente aos TAD e MINISTRY, entre outros. “Entre nós, há mais de 100 anos de experiência e 30 anos de confiança e respeito mútuos”, disse um dia Jon Zazula.
A LOUD! envia as suas sinceras condolências à família Zazula e aos seus amigos neste momento difícil de perda e luto.
The world of music owes a debt of gratitude to Marsha Zazula, who along with her husband Jon gave birth to some of the most musically significant artists. Marsha was one of a kind and taught the world to be fiercely independent. In our hearts,she’ll always be a guiding force. pic.twitter.com/uKdY8spBpj
— Megaforce Records (@megaforce) January 10, 2021