Os METALLICA moveram um processo contra a Lloyd’s of London, num esforço para serem indemnizados pelas perdas que sofreram como resultado do adiamento de da sua digressão sul-americana devido à pandemia da COVID-19. A acção foi recentemente apresentada a um juíz no Tribunal Superior de Los Angeles. Como noticiado, a lendária banda de heavy metal tinha planeado embarcar numa tour de seis datas pela América do Sul com “apoio” dos GRETA VON FLEET em Abril de 2020, mas a pandemia tratou de encerrar toda a actividade da música ao vivo um mês antes. Os METALLICA remarcaram depois os concertos para Dezembro de 2020, mas com a pandemia a alastrar, tiveram inevitavelmente de adiar essas datas também. Na altura, a banda disse que esperava reagendar as datas para o final de 2021, mas até ao momento não houve qualquer avanço nesse sentido.
De acordo com a CBS Los Angeles, o processos dos METALLICA alega quebra de contracto, com a banda a procurar uma indemnização compensatória não especificada. O processo detalha, no entanto, que os músicos compraram uma apólice padrão de “seguro de cancelamento, abandono e não comparecimento” de forma a cobrirem as suas perdas se qualquer parte da digressão fosse adiada ou cancelada, e que a banda “optou pelo [Lloyd’s] para garantir a cobertura prometida e razoavelmente esperada pelas suas perdas.” No processo é alegado ainda que a Lloyd’s Of London citou a exclusão de doenças transmissíveis e “negou qualquer obrigação de cobertura com base numa interpretação excessivamente restrictiva da apólice.“ Um representante do gigante dos seguros, que está no mercado há mais de 300 anos, respondeu ao processo, dizendo: “A Lloyd’s não é uma companhia de seguros, supervisiona e regula um mercado de seguradoras independentes. Por esse motivo, não temos informações sobre nenhuma política ou acção judicial específica e, em qualquer caso, não estamos autorizados a comentar os assuntos em litígio”.
Os METALLICA, por seu lado, podem ainda não ter anunciado datas para a América do Sul, vão fazer algumas datas em festivais nos Estados Unidos ainda este ano, incluindo aparições no Louder Than Life, no Aftershock e no Welcome to Rockville, onde tocarão dois sets distintos como atracção principal em cada evento. Recentemente, a banda actualizou as suas redes socais com uma publicação misteriosa, em que clamava pela atenção dos fãs e diziam que estava “na hora de trabalhar“. Como os METALLICA lançaram o seu «Black Album» a 12 de Agosto de 1991, tudo indica que este teaser estará relacionado com algum tipo de box set para comemorar os 30 anos de lançamento do famoso disco. No entanto, também há quem aponte a possibilidade da banda estar simplesmente a pensar em lançar um novo álbum de estúdio, que seria sucessor de «Hardwired… To Self-Destruct», de 2016.