METALLICA

METALLICA ganham GRAMMY de ‘Melhor Performance Metal’ com «72 Seasons» [vídeo]

“Vamos manter os jovens a fazer música e a manter o sonho vivo”, diz Robert Trujillo, baixista e o único membro dos METALLICA presente na cerimónia.

Os METALLICA levaram para casa mais um Grammy na categoria Best Metal Performance na cerimónia de pré-transmissão da 66.ª edição anual dos Grammy Awards, que decorreu ontem, Domingo, 4 de Janeiro, à noite na Crypto.com Arena (anteriormente conhecido como Staples Center). em Los Angeles, Califórnia. A banda de Hetfield e Ulrich estava nomeada por «72 Seasons», tema-título do álbum de 2023.

Nessa mesma categoria estavam nomeados os DISTURBED com «Bad Man», os GHOST com «Phantom Of The Opera», os SLIPKNOT com «Hive Mind» e os SPIRITBOX com «Jaded». Também nomeados na categoria Best Rock Album, ao lado dos FOO FIGHTERS, GRETA VAN FLEET, PARAMORE e QUEENS OF THE STONE AGE, os METALLICA acabaram por perder para a banda liderada por Hayley Williams.

Robert Trujillo, o baixista dos METALLICA, foi o único elemento da banda a comparecer na cerimónia e, como podes ver no player em baixo, subiu ao palco para receber o prémio. “Tudo bem? Uau! Incrível!“, começou por dizer o músico. “Só quero dizer que o Lars, o James e o Kirk não podem estar aqui porque estão com as suas famílias e, como vocês sabem, as nossas famílias são tudo para todos nós. Isso vem primeiro. Eu moro no sul da Califórnia, por isso, é um pouco mais fácil.

No entanto, queremos agradecer ao Greg Fidelman, o nosso incrível produtor e a toda a nossa equipa de estúdio. Foi incrível – uma das melhores equipas de todos os tempos“, disse o baixista dos METALLICA. “É como se fossemos uma família. Quando se faz um álbum como este, estamos a tocar, a colaborar – no espírito de «72 Seasons», que é a sua juventude – e a criar música juntos. Mantenham esses instrumentos nas vossas mãos. Vamos manter os jovens a fazer música e a manter o sonho vivo.

M72 World Tour dos METALLICA teve a sua noite inaugural no final de Abril deste ano, na cidade de Amesterdão, e tem levado a banda pelo mundo a tocar duas noites em todas as cidades que visita. Cada um dos denominados ‘No Repeat Weekend’ apresenta dois alinhamentos totalmente diferentes, sem repetição de temas — “os METALLICA prometem a todos os fãs que comprarem um bilhete de dois dias que não vão ver a mesma música duas vezes, num total de mais de trinta canções dos mais de 40 anos de carreira do grupo“, podia ler-se num comunicado quando a digressão foi originalmente anunciada.

Como o prometido é devido, é isso que têm andado a fazer (caso restem dúvidas, podes ver estes vídeos, captados nos ‘No Repeat Weekend’ já realizados até ao momento). No dia 27 de Abril, os METALLICA deram início à rota de apoio ao seu mais recente álbum, «72 Seasons», numa jornada que vai estender-se também durante o próximo ano.

Na Johan Cruijff Arena em Amesterdão, com os Architects e Mammoth WVH como “suporte”, a noite foi dos headliners, claro. O quarteto abriu a actuação com uma escolha um tanto ou quanto improvável, a instrumental «Orion», do «Master Of Puppets», que não servia como abertura de set desde 2011. A partir desse momento, lançaram-se uma lista de êxitos, temas pouco tocados e novas canções, incluindo as estreias ao vivo de «Screaming Suicide» e de «Sleepwalk My Life Away», de «72 Seasons».

Com o seu “novo e arrojado design de palco“, que traz de volta para o centro das atenções o famoso ‘Snake Pit’, os músicos voaram até Paris no fim-de-semana seguinte. A 17 de Maio, fizeram a primeira das duas actuações agendadas no Stade de France, e apresentaram um alinhamento com variações em relação à noite de abertura da rota.