Notícias emocionantes, é verdade! Os METALLICA anunciaram finalmente um regresso ao palcos em 2022. Até ao momento são apenas sete datas em festivais europeus, mas a rota inclui um muito aguardado regresso a Portugal, para um concerto no NOS ALIVE. A digressão The Return Of The European Summer Vacation levará a banda de James Hetfield e Lars Ulrich à Dinamarca, Holanda, Itália, República Tcheca, Bélgica, Espanha e Portugal em Junho e Julho do próximo ano, com potencialmente muitos intervalos entre as datas a serem ocupados com mais espectáculos a serem adicionados à lista em breve. “Tivemos de esperar demasiado tempo para dizer estas palavras”, explicam agra os METALLICA num comunicado à imprensa. “Estamos de volta para anunciar finalmente o nosso regresso à Europa em 2022! Nem é preciso dizer que mal podemos esperar para vos vermos a todos, porque a nossa família europeia vai ter finalmente oportunidade de se reunir em Junho e Julho do próximo ano. Mal podemos esperar para subir ao palco mais uma vez como parte da tradição dos festivais de música de Verão e estamos animados para ver alguns de nossos amigos, novos e antigos, no Copenhell, Pinkpop, Firenze Rocks, Praga Rocks, Rock Werchter, Mad Cool e NOS Alive. Fiquem atentos — estaremos de volta em breve para continuar a adicionar datas a esta lista. Esperamos que vocês, as vossas famílias e os vossos amigos estejam seguros e de boa saúde, e prontos para o próximo nível, no próximo Verão!”.
Recorde-se que, recentemente, os METALLICA moveram um processo contra a Lloyd’s of London, num esforço para serem indemnizados pelas perdas que sofreram como resultado do adiamento de da sua digressão sul-americana devido à pandemia da COVID-19. A acção foi recentemente apresentada a um juíz no Tribunal Superior de Los Angeles. Como noticiado, a lendária banda de heavy metal tinha planeado embarcar numa tour de seis datas pela América do Sul com “apoio” dos GRETA VON FLEET em Abril de 2020, mas a pandemia tratou de encerrar toda a actividade da música ao vivo um mês antes. Os METALLICA remarcaram depois os concertos para Dezembro de 2020, mas com a pandemia a alastrar, tiveram inevitavelmente de adiar essas datas também. Na altura, a banda disse que esperava reagendar as datas para o final de 2021, mas até ao momento não houve qualquer avanço nesse sentido.
De acordo com a CBS Los Angeles, o processos dos METALLICA alega quebra de contracto, com a banda a procurar uma indemnização compensatória não especificada. O processo detalha, no entanto, que os músicos compraram uma apólice padrão de “seguro de cancelamento, abandono e não comparecimento” de forma a cobrirem as suas perdas se qualquer parte da digressão fosse adiada ou cancelada, e que a banda “optou pelo [Lloyd’s] para garantir a cobertura prometida e razoavelmente esperada pelas suas perdas.” No processo é alegado ainda que a Lloyd’s Of London citou a exclusão de doenças transmissíveis e “negou qualquer obrigação de cobertura com base numa interpretação excessivamente restrictiva da apólice.“ Um representante do gigante dos seguros, que está no mercado há mais de 300 anos, respondeu ao processo, dizendo: “A Lloyd’s não é uma companhia de seguros, supervisiona e regula um mercado de seguradoras independentes. Por esse motivo, não temos informações sobre nenhuma política ou acção judicial específica e, em qualquer caso, não estamos autorizados a comentar os assuntos em litígio”.