metallica

METALLICA: Doam meio milhão de dólares para reforço ao apoio humanitário em Los Angeles

Enquanto preparam o próximo segmento norte-americano da sua ‘M72 World Tour’, que arranca na Primavera, os METALLICA provam que a sua influência vai muito além das arenas e dos palcos.

Os METALLICA continuam a demonstrar que a sua influência vai muito além da música. Através da sua fundação solidária, All Within My Hands (AWMH), a banda anunciou uma doação de 500.000 dólares para auxiliar as vítimas dos incêndios devastadores que assolam a região de Los Angeles desde o início do ano. A verba será distribuída equitativamente entre duas organizações locais dedicadas à resposta e recuperação de desastres: o California Community Foundation’s Wildfire Recovery Fund e o Pasadena Community Foundation’s Eaton Canyon Fire Relief and Recovery Fund, com cada uma a receber 250.000 dólares.

Num comunicado oficial, a fundação All Within My Hands destaca a gravidade da situação: “Os incêndios que consomem a área de Los Angeles têm causado destruição incessante desde 7 de janeiro, e, infelizmente, não mostram sinais de abrandamento. Apesar de haver progressos na contenção durante o fim de semana, as autoridades alertam para o regresso dos ventos Santa Ana, que podem atingir velocidades de 70 milhas por hora nos próximos dias, criando condições críticas para o alastramento das chamas.

A devastação já resultou em 24 vidas perdidas, cerca de 100.000 pessoas evacuadas, a destruição de mais de 40.000 acres de terreno e danos em mais de 12.000 estruturas residenciais e comerciais, sendo que o comunicado assinado pelos METALLICA sublinha que, para além das perdas materiais, “estes números não conseguem transmitir a magnitude da dor e do sofrimento causados por esta tragédia“.

Esta não é a primeira vez que os METALLICA mostram o seu compromisso com causas humanitárias. Em Outubro de 2024, a fundação AWMH doou 100.000 dólares para apoiar os esforços de recuperação do furacão Helene. A banda também organiza anualmente o evento Helping Hands, um espectáculo e leilão cujas receitas revertem integralmente para a fundação. A última edição decorreu no mês passado, com os METALLICA a encabeçarem o alinhamento, reafirmando a importância do seu envolvimento nas causas sociais.

os METALLICA continuam a ser um dos maiores fenómenos musicais de todos os tempos. Segundo dados recentemente divulgados pela Pollstar, o quarteto liderado por James Hetfield e Lars Ulrich conquistou um impressionante 9.º lugar na lista dos Top 10 Worldwide Touring Artists de 2024, tendo arrecadado 179,3 milhões de dólares em receitas de bilheteira ao longo deste ano.

Apesar de terem ficado atrás de Zach Bryan, que atingiu 199,1 milhões de dólares, e de pesos-pesados da pop como Taylor Swift, cujo domínio avassalador garantiu a liderança da lista com 1,043 mil milhões de dólares, os METALLICA conseguiram mostrar uma vez mais que a música pesada continua a ter uma força intemporal num panorama musical cada vez mais diverso.

Os números são especialmente impressionantes se tivermos em conta que, durante 2024, os METALLICA só fizeram 24 concertos, mas com uma média de 62.512 bilhetes vendidos por data. Além disso, o preço médio dos bilhetes foi de apenas 119,64 dólares, um valor bastante acessível quando comparado com os números de outras super estrelas globais. Em termos de audiência, os concertos da banda destacaram-se pela sua dimensão massiva, superando em muito os números de outros artistas da lista.

Como noticiado anteriormente, os METALLICA confirmaram que a sua ‘M72 WORLD TOUR’ vai prolongar-se pelo terceiro ano consecutivo, com o anúncio de 21 concertos na América do Norte em Abril, Maio e Junho de 2025. Desde a abertura em Abril de 2023, em Amesterdão, a ‘M72 WORLD TOUR’ viu a banda tocar para cerca de três milhões de fãs e continua a surpreender os fãs e os críticos.

Além de darem continuidade aos No Repeat Weekends, com cada noite dos dois concertos que fazem na mesma cidade a apresentar alinhamentos e bandas de “suporte” totalmente diferentes, a rota de 2025 vai contar também com vários concertos individuais, levando a produção completa da digressão, com o seu enorme palco circular, a locais que incluem dois estádios de futebol universitário: JMA Wireless Dome, em Syracuse, Nova Iorque, a 19 de Abril, e a primeira visita dos METALLICA a Blacksburg, na Virgínia, a casa dos Virginia Tech Hokies.

Além de tocarem em estádios por todo o país, o itinerário do próximo périplo dos METALLICA vai incluir também duas aparições como cabeças de cartaz em festivais — a primeira será logo na noite de abertura da digressão, a 12 de Abril, no ‘Sick New World’, nos Las Vegas Festival Grounds. Os dias 9 e 11 de Maio marcam um híbrido festival / No Repeat Weekend, com os músicos liderados por James Hetfield e Lars Ulrich a tocarem duas vezes no ‘Sonic Temple’ no Historic Crew Stadium, em Columbus, no Ohio. Entre as bandas de abertura dos concertos de 2025, vão estar nomes como PANTERALIMP BIZKIT e SUICIDAL TENDENCIES, entre outros.