No regresso a Portugal, os METALLICA deram início a mais uma rota europeia, tocaram para 42,000 pessoas no Estádio do Restelo [aqui], prestaram homenagem a João Ribas e aos Xutos & Pontapés [aqui] e, à semelhança do que tinham feito há um ano, deram continuidade à sua campanha de donativos a instituições nos países em que tocam. Neste caso, o quarteto doou 40 mil euros para a construção da ala pediátrica do Hospital de São João, do Porto.
“Os Metallica estão de volta à estrada e de volta à Europa. A começar esta digressão, a doação de hoje [1 de Maio] vai para O Joãozinho, em apoio aos seus esforços na recolha de fundos para criar uma nova ala para a enfermaria pediátrica do Hospital de São João no Porto“, pode ler-se num tweet da conta oficial da All Within My Hands [em baixo].
O donativo foi feito através da All Within My Hands, fundação criada pela banda em 2017, com o intuito de apoiar vários serviços comunitários a nível nacional e internacional através da recolha de fundos. A Associação Humanitária “Um Lugar para o Joãozinho”, por seu lado, foi constituída em 2014 com o objectivo de obter financiamento para a nova ala pediátrica do Centro Hospitalar de São João.
Recorde-se que, em 2018, a banda tinha feito uma doação de 18 mil euros para o Banco Alimentar Contra a Fome. Segundo o website da fundação, em todas as datas da digressão mundial WorldWired, os METALLICA, tanto em nome próprio como através da All Within My Hands, têm doado sempre pelo menos 10 mil dólares (cerca de 9 mil euros) aos bancos alimentares dos sítios por onde passam.
.@Metallica is back on the road and back in Europe! Kicking off this stadium tour, tonight’s donation goes to @oJoaozinho in support of their efforts to raise funds to build a new wing for the pediatric infirmary at São João Hospital in Porto. #MetallicaGivesBack #AWMH pic.twitter.com/m9fyiABjWT
— All Within My Hands Foundation (@AWMHFoundation) May 1, 2019