metaldays

METALDAYS FESTIVAL 2023: Último dia cancelado após chuva torrencial e cheias na Eslovénia [vídeo]

À semelhança do WACKEN OPEN AIR, o festival METALDAYS, na Eslovénia, também não passou incólume ao mau tempo que se tem registado na Europa Central.

O último dia do festival METALDAYS, que acontece anualmente na Eslovénia, foi cancelado devido às fortes chuvas e inundações registadas na região em que se realiza. Hoje, sexta-feira, 4 de Agosto, os organizadores do evento emitiram o seguinte comunicado: “As autoridades declararam estado de emergência, indicando uma situação grave que requer acção imediata. O último dia do festival está cancelado e não vai haver concerto devido à situação actual. É aconselhável não tentar sair de Velenje, uma vez que todas as ruas estão fechadas por razões de segurança.

Segundo informações chegadas via Reuters, a Agência Ambiental da Eslovénia emitiu um alerta vermelho na sequência de inundações em grande escala. Os meteorologistas dizem que as fortes chuvas vão durar, pelo menos, mais 24 horas. A polícia eslovena disse à agência de notícias STA que três pessoas morreram desde que o mau tempo começou na quinta-feira passada.

Lançado originalmente em 2013, o METALDAYS recebe anualmente mais de 12.000 metaleiros de mais de 70 países e tem vindo a afirmar-se prograssivamente como um dos principais eventos de música pesada nesta parte da Europa, atraindo uma enorme audiência internacional de milhares de fãs da Escandinávia, Alemanha, Áustria, França, Espanha, países do Mediterrâneo e da Eslovénia. A programação apresenta a habitual mistura de nomes clássicos e emergentes, reunindo uma enormíssima variedade de géneros e subgéneros do metal e do hardcore. O evento, que dura toda a semana, desenrola-se em cinco palcos.

Recorde-se que, também esta semana, os organizadores do festival alemão WACKEN OPEN AIR viram-se forçados a interromper a entrada de público no evento depois de uma forte chuvada ter transformado o recinto num enorme lamaçal. Apesar de estar esgotado, com 85.000 ingressos vendidos em menos de 24 horas, apenas cerca de 50.000 pessoas conseguiram chegaram ao local.