Já se sabe quem vai substituir JOEY VERA como baixista dos MERCYFUL FATE.
No passado dia 16 de Janeiro, as lendas do metal dinamarquês MERCYFUL FATE e o seu baixista norte-americano Joey Vera decidiram “mutuamente” separar-se. King Diamond, o icónico cantor e timoneiro da banda, emitiu um muito breve comunicado em que pode ler-se: “A nossa amizade e respeito um pelo outro permanecerão para sempre os mesmos, e desejamos sinceramente um ao outro o melhor para o futuro”.
Hoje, sexta-feira, 19 de Janeiro, os MERCYFUL FATE anunciaram a entrada da baixista Becky Baldwin, que além de acompanhar a banda ao vivo, também vai tocar no muito aguardado novo álbum dos músicos liderados pelo Sr. Diamond. “É uma grande honra assumir agora uma posição permanente nos Mercyful Fate”, diz Baldwin. “Mal posso esperar para participar nas gravações do novo álbum. Quando entrei como substituta digressão norte-americana de de 2022, a aceitação e o incentivo dos fãs foram excepcionais. Um enorme obrigado à banda, à equipa e aos fãs pela recepção calorosa. Vejo-vos no Chile e no Brasil em Abril.“
Os MERCYFUL FATE completaram a sua primeira digressão norte-americana em mais de duas décadas no mês de Novembro de 2022. Durante essa rota, o lugar de baixista nos MERCYFUL FATE foi ocupado pela britânica Becky Baldwin, que já tocou com os FURY, TRIAXIS e CONTROL THE STORM e substituiu Vera, que não pôde participar nessa jornada devido a um conflito de agenda com a sua banda de longa data, os ARMORED SAINT.
O lendário King Diamond e os guitarristas Hank Shermann e Mike Wead falaram recentemente com a Guitar World sobre o próximo LP de estúdio dos MERCYFUL FATE, que — sem grandes certezas por parte dos próprios músicos — pode ser editado ainda antes do final deste ano.
No entanto, quando questionado em relação a uma possível data de edição, originalmente apontada para o ano passado, Shermann revelou-se cauteloso: “Essa é uma pergunta muito boa, porque realmente não sei. Neste momento tenho, pelo menos, oito ou nove músicas que podem começar a ser trabalhadas. Além dessas, já tenho três músicas prontas, e a bateria da «The Jackal of Salzburg» está gravada.”
No que toca a essa nova canção, que a banda já estreou ao vivo, Wead explicou que, dos temas novos que ouviu, essa é definitivamente “uma das músicas mais épicas. É meio bombástica , com um leve toque de doom metal, o que é um pouco diferente para nós. Mas, mais uma vez, acho que os Mercyful Fate nunca foram uma banda que estivesse interessada em ficar parada.”
Como mencionado quando o tema foi tocado pela primeira vez, «The Jackal Of Salzburg» é inspirado numa das últimas grandes caças às bruxas, que resultou nos julgamentos de Zaubererjackl, em Salzburgo, na Áustria, onde 139 pessoas foram executadas.
“É um episódio tão grotesco“, elaborou agora King Diamond. “Havia um jovem de 20 anos cuja mãe foi queimada viva como bruxa em 1675. Dois anos depois, começaram a caçar o filho com base em confissões feitas pela mãe sob tortura, que o davam como estando em conluio com o diabo. É chocante pensar em espetar uma criança nessa coisa horrível que sobe pelas costas e sai pela boca. É algo completamente insano.” Os MERCYFUL FATE fizeram o último concerto da sua primeira digressão norte-americana em mais de duas décadas no dia 16 de Novembro de 2022, no Tabernacle, em Atlanta, na Geórgia.