O líder e timoneiro dos MEGADETH também confessa desconhecer a razão que levou ao afastamento do guitarrista brasileiro.
Dave Mustaine, o líder e mentor dos MEGADETH, esteve à conversa com o jornalista Greg Prato, do site Ultimate Guitar — e, claro, durante a conversa discutiu a ausência de Kiko Loureiro da tour que o grupo está actualmente a levar a cabo, com o guitarrista brasileiro a ser substituído por Teemu Mäntysaari. “Eu adoro o Kiko e quero que resolva o que quer que se está a passar. Felizmente, ele mencionou o nome de um tipo que poderia ocupar o lugar… Depois, o Teemu Mäntysaari apareceu para tocar connosco e estava muito bem preparado“, começou por explicar Mustaine.
Em seguida, o guitarrista e vocalista deu a entender não saber ao certo quando o guitarrista brasileiro vai voltar a assumir o seu posto nos MEGADETH. “A verdade é que não sei quando o Kiko vai regressar“, disse ele. “Sei que não voltará durante esta parte da digressão, isso é certo. Ele está em casa e está a lidar com o que precisa de resolver e a trabalhar no que precisa de ser trabalhado“.
O mais estranho, no entanto, é que Dave afirmou também desconhecer maiores detalhes sobre o motivo que levou Kiko a tomar a decisão de se ausentar dos MEGADETH por algum tempo. “Por respeito ao Kiko, nem perguntei exactamente o que se passou, porque não é realmente um assunto que me diga respeito a menos que ele me conte“, explicou Mustaine, demonstrando um profundo respeito pela individualidade do guitarrista brasileiro.
No início de Setembro, soube-se que KIKO LOUREIRO, o actual guitarrista dos MEGADETH, não ia fazer a actual etapa da ‘Crush The World Tour’ para ficar em casa com os seus filhos na Finlândia. O músico usou as redes sociais do grupo para divulgar o seguinte comunicado sobre o assunto: “Daqui fala o Kiko! A reacção ao nosso novo disco «The Sick, The Dying, And The Dead» e à ‘Crush The World Tour’ têm sido óptimas. As entradas nos tops são impressionantesl As posições têm sido as melhores para a banda desde sempre e a verdade é que queremos realmente agradecer-vos por isso.
“Tenho algo difícil para partilhar convosco, mas gostamos sempre de vos manter informados com o que se passa. Vou ter de deixar a digressão por agora para estar em casa com os meus filhos. Tenho de ajudá-los a enfrentar os difíceis desafios que surgem quando somos ‘pais que trabalham fora de casa’. Encontrei um guitarrista, o Teemu Mäntysaari [dos WINTERSUN, SMACKBOUND], para me substituir durante o Outono, e acho que vocês vão ficar muito felizes.“
Dave Mustaine, o líder e estratega dos MEGADETH, acrescentou: “Aconteceu algo ao Kiko na sua vida familiar que o obriga a perder a próxima etapa da digressão ‘Crush The World’. Não vamos cancelar a tour e vamos apresentar-nos com o Teemu a 6 de Setembro em Albuquerque, Novo México, na Revel Arena. Pedimo-vos todo o vosso apoio e compreensão neste momento.“
Teemu Mäntysaari, de 36 anos, nasceu em Tampere, na Finlândia, e começou a tocar guitarra logo aos 12 anos. Em 2004, juntou-se aos WINTERSUN e, desde 2015, acumula funções também nos SMACKBOUND.