MEGADETH

MEGADETH anunciam último álbum e digressão mundial de despedida

O adeus definitivo de Dave Mustaine e companhia: os lendários MEGADETH preparam-se para encerrar a sua história com um derradeiro capítulo em estúdio e uma digressão mundial.

No início do próximo ano, os MEGADETH vão lançar aquele que será o seu 17.º e, sabemos agora, último álbum de estúdio, sucedendo ao muito aplaudido «The Sick, the Dying… And The Dead!» de 2022. Este anúncio, feito há escassos minutos por Dave Mustaine nas redes sociais, marca o início do fim para uma das bandas mais influentes da história do thrash metal, acompanhando o lançamento com uma digressão mundial de despedida.

Num extenso comunicado, Mustaine, o eterno líder e timoneiro dos MEGADETH, explic que esta decisão surge num momento em que a banda sente estar no auge da sua forma, optando por encerrar o percurso em grande, e não por desgaste. “Há tantos músicos que chegam ao fim da sua carreira, de forma acidental ou intencional. A maioria não consegue fazê-lo nos seus próprios termos, no topo, e é exactamente aí que me encontro na minha vida neste momento. Viajei pelo mundo e conquistei milhões e milhões de fãs, e a parte mais difícil de tudo isto é dizer-lhes adeus.”

O vocalista e guitarrista dos MEGADETH sublinha ainda que este novo álbum vai surgir na altura certa, funcionando como uma celebração final: “Não podemos esperar para que oiçam este álbum e nos vejam em digressão. Se alguma vez houve um momento perfeito para lançarmos um novo disco, é agora. Se alguma vez houve um momento perfeito para uma digressão mundial, é agora. Este é também o momento perfeito para vos dizer que este é o nosso último álbum de estúdio.”

Ao longo do texto, Mustaine fez questão de agradecer aos fãs, recordando o impacto dos MEGADETH e o legado deixado no mundo da música pesada. “Não fiquem zangados, não fiquem tristes, fiquem felizes por nós. Venham celebrar comigo nos próximos anos. Fizemos juntos algo verdadeiramente maravilhoso e que, provavelmente, nunca voltará a acontecer. Criámos um estilo musical, começámos uma revolução, mudámos o mundo da guitarra e a forma como é tocada, e mudámos o mundo. As bandas em que toquei influenciaram o mundo. Amo-vos a todos por isso. Obrigado por tudo.”

O anúncio coloca assim um ponto final numa carreira iniciada em 1983, após Dave Mustaine ter deixado os METALLICA, e que, com os MEGADETH, ajudou a moldar o thrash com álbuns icónicos como «Peace Sells… But Who’s Buying?», «Rust In Peace» e «Countdown To Extinction».

Ainda sem título ou data exacta de lançamento, o álbum derradeiro dos MEGADETH promete desde já ser um momento histórico para os fãs e para a música pesada, com a digressão de despedida a assumir-se como a última oportunidade para ver a banda ao vivo. Para muitos, este será o fecho de um ciclo que começou há mais de quatro décadas e que mudou para sempre o som e a atitude do metal.