“É munição, é gasolina para o fogo“, explica o CAVALERA mais velho.
Figura marcante da música extrema e um dos mais importantes lusófonos dos últimos trinta anos, MAX CAVALERA tem vindo a entregar riffs de qualidade superior desde os anos 1980, primeiro como membro fundador das lendas do thrash SEPULTURA e, mais tarde, como líder e timoneiro dos muito aplaudidos SOULFLY. Mais de três décadas após ter surgido em cena, a sua vida pós-«Roots» tem seguido caminho com uma passada firme – e, em 2024, continua a gerar um zelo que se aproxima do culto.
Numa conversa recente com a Chaoszine, o músico brasileiro falou sobre a decisão de criar finalmente a sua conta oficial no Instagram com a ajuda da sua esposa e empresária Gloria Cavalera e, pelo caminho, detalhou a sua curiosa relação com os haters que poluem a internet. “Acho que, sobretudo hoje em dia, as redes sociais são necessárias para um músico crescer“, começou por dizer MAX CAVALERA.
Por mais que queira ficar longe das redes sociais, acabou por tornar-se inevitável, mas não vou deixar que isso me domine. É por isso que não tenho telemóvel. Sou uma das poucas pessoas no mundo que não tem um telemóvel e sinto-me livre. Quando vou a um restaurante, quero conversar com os meus amigos, quero sentar-me e conversar com as pessoas, não ficar quero ficar a olhar para uma máquina… É ridículo ver que as pessoas se sentam umas à frente das outras e não conversam. Isso é muito triste, uma insanidade que me deixa louco“.
Quanto à sua relação com os haters, MAX CAVALERA explica que sempre usou o ódio que lhe é dirigido frequentemente como combustível para fazer o que faz. “Ainda nos tempos em que estava nos Sepultura, antes desta coisa da internet, fazia questão de ler críticas negativas que me irritavam e para me inspirar e fazer bons concertos“, recorda o músico. “Hoje em dia, continuo a fazer o mesmo. Peço à Gloria para me mostrar alguns comentários de pessoas que estão a falar merda. Ela dá-me o telefone e eu vejo toda essa gente a falar merda. Leio, vou para o palco e destruo tudo. É munição, é gasolina para o fogo“.
Recorde-se que, após terem assinado uma actuação verdadeiramente explosiva na edição inaugural EVIL LIVƎ FESTIVAL, MAX CAVALERA e os seus inimitáveis SOULFLY regressam a Portugal este ano para uma actuação no CA Vilar de Mouros. Marcado para o dia 22 de Agosto, o espectáculo surge integrado na Superstition Europe/UK Tour, que, como a designação indica, vai levar os músicos em mais um périplo pelo Velho Continente durante o Verão.
Este ano, o festival CA Vilar de Mouros decorre ao longo de quatro dias, entre 21 e 24 de Agosto. Os bilhetes para a edição deste ano do CA Vilar de Mouros estão à venda exclusivamente na SeeTickets, pelo preço de €50 (bilhete diário) e €125 (passe de quatro dias).