Em Setembro do ano passado, os MASTODON perderam o seu manager de longa data, Nick John, para um cancro no pâncreas. Essa foi apenas a mais recente interacção dolorosa dos membros da banda de Atlanta com a doença, que parecem amaldiçoados pelo cancro e criaram o seu épico último longa-duração, o «Emperor Of Sand» de 2017, como um álbum conceptual sobre os efeitos da doença nas suas vidas pessoais.
Entretanto, os músicos revelaram planos para lançar uma versão do inevitável clássico «Stairway To Heaven», dos LED ZEPPELIN, em homenagem a John e para angariar fundos para pesquisas sobre o cancro. John era “essencialmente o pai da banda“, postaram os MASTODON no Instagram. “Desde os pontos mais altos até aos mais baixos, ele esteve sempre lá. Cada movimento que fizemos passou por ele primeiro, pois a confiança nele era total. A sua banda favorita, além de nós e dos Gojira, eram os Led Zeppelin.
Fomos convidados a tocar a «Stairway to Heaven» no funeral dele. Depois, quando descobrimos que havia uma gravação, achámos que devíamos gravar uma versão de estúdio e lançá-la na RSD como uma homenagem ao Nick com todos os lucros a serem doados para a pesquisa do cancro do pâncreas. Não seriamos a banda que somos hoje sem a ajuda do Nick John. Sentimos muito a sua falta e estamos sempre a pensar nele. Amamos-te, amigo!”
A versão de «Stairway To Heaven» pelos MASTODON está disponível em vinil de 10 polegadas, com apenas 1.500 cópias impressas.