Os metaleiros progressivos MASTODON estão a preparar-se para entrar em estúdio em breve e dar início à gravação do seu próximo álbum. O sucessor de «Emperor Of Sand», que dista já três anos, vai marcar a primeira colecção de material novo da banda de Atlanta depois de um dos períodos mais conturbados na sua carreira. Desde as mortes do manager de longa data Nick John e do tour manager Bob Dallas que o quarteto não se atirava aos originais, mas há uns meses, já tinham tornado claro que estavam a aproveitar o período actual, afastados da estrada, para começarem a pôr as ideia no lugar.
Agora, numa nova entrevista para à estação de rádio 93X, que pode ver ouvida em baixo, o baterista do MASTODON, Brann Dailor disse: “estamos a trabalhar no material novo e o plano é gravarmos em meados de Novembro. Estamos a ser realistas quando dizemos meados de Novembro, por isso temos estado a trabalhar no duro. Eu tenho de tocar cada música, tipo, umas mil vezes — ou, pelo menos, é isso que quero fazer. […] Antes de entrarmos no estúdio com qualquer tipo de produtor, queremos ter estudado incansavelmente as canções que temos. Depois, quando formos realmente gravar, essa será a parte fácil, porque já estamos muito bem preparados. É isso que estamos a fazer“.
No passado mês de Setembro, os MASTODON lançaram uma colectânea de raridades intitulada «Medium Rarities». O disco inclui uma nova canção, «Fallen Torches», que conta com a participação de Scott Kelly (dos Neurosis), e uma colecção de covers de temas clássicos, participações em bandas-sonoras, instrumentais, B-sides e gravações ao vivo, juntas num pacote completo pela primeira vez. «Emperor Of Sand», o último registo de estudo do grupo, estreou no #7 da Billboard 200 e, em 2018, foi nomeado para um Grammy para “Melhor Álbum Rock”. O tema de abertura, «Sultan’s Curse», valeu-lhes o Grammy de “Melhor Performance Metal”. Expectativas elevadas para o que aí vem, portanto.