“Queremos pedir desculpa aos veganos, muçulmanos ou quaisquer outros grupos minoritários que possamos ter ofendido”, dizem os MARTYRDOM.
Numa manobra totalmente surpreendente, dada a natureza extrema do estilo musical em que se move, a banda norte-americana de black metal MARTYRDOM lançou um comunicado em que pede desculpa por ter usado, e atirado para a plateia, uma cabeça de porco decepada durante um espectáculo recente. O incidente aconteceu na passada sexta-feira, dia 19 de Janeiro, no The White Swan, em Houston, no Texas, durante um concerto em que também actuaram os DEVOURED TRACHEA e os ACOSTED.
Imagens em vídeo partilhadas nas redes sociais mostram a cabeça de porco a ser atirada na direcção do público e, após receber inúmeras críticas por parte da comunidade vegana e também de outras pessoas que ficaram simplesmente enojadas com a situação, os MARTYRDOM emitiram a seguinte declaração:
“Olá a todos! Queremos começar por pedir desculpa a todos os que ofendemos com as nossas acções e os nossos truques no palco. Somos uma banda de black metal e, como parte disso, tentamos adicionar um pouco de valor de choque às nossas actuações. Infelizmente, as nossas acções ultrapassaram os limites e feriram muitas pessoas, ofendendo outras tantas. Queremos pedir desculpa aos veganos, muçulmanos ou quaisquer outros grupos minoritários que possamos ter ofendido, e também a qualquer pessoa que tenha sido prejudicada com a nossa atitude.”
Podes ver o vídeo do incidente que envolveu os MARTYRDOM em baixo. Recorde-se que usar partes de animais decepadas para causar choque não é propriamente novidade no black metal. Os MAYHEM e os WATAIN têm usado frequentemente cabeças e sangue de porco como parte dos seus concertos ao vivo ao longo dos anos. Em 2004, a banda de harcore BAD LUCK 13 RIOT EXTRAVAGANZA fez também algo semelhante no Hellfest.
there is a pigs head in the swan pic.twitter.com/sUC6bkb8fT
— 100k crimson beherit ☽ (@SALVIATALKSHOW) January 20, 2024