“Estou a tentar impressionar-me a mim próprio com algo que nunca fiz antes”, explica MARTY FRIEDMAN.
É inegável que MARTY FRIEDMAN está em alta em 2023. De uma extensa tour pelos Estados Unidos na Primavera até ao regresso aos palcos com os MEGADETH depois de mais de duas décadas de separação no icónico Budokan, em Tóquio, e também no Wacken Open Air Festival, o famoso guitarrista tem estado, literalmente, nas bocas do mundo. No entanto, numa altura em que pensávamos que tínhamos ouvido falar o suficiente de Friedman até ao final do ano, o músico acaba de confirmar que o seu próximo álbum a solo está cerca de 75% pronto e que vai ser lançado na Primavera de 2024.
Numa entrevista recente com o podcast Chris Akin Presents, MARTY FRIEDMAN descreveu o seu próximo disco como “muito ambicioso“, explicando que está a tentar superar o seu trabalho anterior muito à custa de uma visão musical que se apoia cada vez mais em emoções profundas e reviravoltas melódicas que se pretendem tão inesperadas quanto interessantes.
“Estou a gravar o meu próximo álbum a solo há quase um ano“, explicou Marty. “Provavelmente vai estar concluído no final do ano e vai ser lançado na Primavera de 2024. O material é muito ambicioso. Sei que estou sempre a dizer isto, mas todas as vezes que tenho de superar o que fiz no passado, a tarefa fica um pouco mais insana. Diria que, neste momento, já terminei cerca de 75% ao disco.“
“Confesso que não gosto muito de tentar algo que não fiz só por tentar algo que não fiz“, continuou ele. “E estou a tentar impressionar-me com algo que nunca fiz antes. Não é como se, de repente, acordasse a achar que sou um rapper ou algo assim. Faço o que faço e tenho a minha própria visão musical e o meu som, por isso tento fazer coisas mais profundas com isso. Agora, estou a tentar criar emoções mais complexas, mais profundas, mais interessantes, reviravoltas melódicas, coisas mais aventureiras, coisas que não fui profundo o suficiente para tentar no passado”.
Além do novo álbum a solo, MARTY FRIEDMAN está também a trabalhar numa autobiografia, com data de edição apontada também para 2024. Podes conferir a entrevista completa no player em baixo.