MORTON

MARK MORTON, dos LAMB OF GOD, anuncia novo LP a solo e estreia novo single [vídeo-clip]

«Without The Pain» promete solidificar a posição de MARK MORTON como um artista que não tem receio de sair da sua zona de conforto, explorando territórios musicais ricos e diversificados, sem nunca perder a sua assinatura artística.

O guitarrista MARK MORTON, conhecido pelo seu trabalho como membro dos ícones do metal LAMB OF GOD, aventurou-se mais uma vez fora do território do peso e anunciou o lançamento do seu novo álbum a solo, «Without The Pain», que chega a 11 de Abril via Snakefarm. Este disco representa uma mudança significativa em relação à sua trajectória com a banda de raiz, explorando sons próximos do southern rock, blues e country.

Para celebrar a boa nova, Morton aproveitou para divulgar um novo single, intitulado «Brother», que conta com a participação do aclamado artista country Cody Jinks. O tema, que foi co-escrito por Mark, Jinks e pelo cantor Travis Denning, mergulha em temas como arrependimento, reconciliação e, claro, responsabilidade pessoal. Assente em riffs de guitarra carregados de blues e abordagem introspectiva, «Brother» reflecte sobre as complexidades das relações familiares e as cicatrizes deixadas por conflitos não resolvidos.

“Numa longa viagem de autocarro, algures no meio de uma digressão dos LAMB OF GOD, escrevi algumas letras no meu caderno”, revela Morton sobre o seu mais recente single a solo. “Algum tempo depois, combinei-as com uma progressão de acordes simples e apresentei a ideia ao Cody e ao Travis numa sessão de composição em Nashville. Três horas depois, saímos de lá com a «Brother».” O guitarrista destaca ainda a carga emocional da canção e a sua universalidade: “É profundamente pessoal e fala directamente sobre separação e afastamento familiar, mas aprendi que esse é um fenómeno comum e demasiado frequente.”

«Without The Pain» representa uma reinvenção artística para Morton, afastando-se do peso do groove metal dos LAMB OF GOD para mergulhar nas suas raízes musicais do sul dos Estados Unidos. O álbum conta com um alinhamento de colaboradores notáveis, incluindo Jaren Johnston (THE CADILLAC THREE), Charlie Starr (BLACKBERRY SMOKE), TYLER BRYANT AND THE SHAKEDOWN, Travis Denning, e participações especiais de guitarristas como Grace Bowers e Jason Isbell.

Morton esteve diretamente envolvido na composição de todas as faixas, à exceção de «The Needle And The Spoon», uma versão do clássico dos LYNYRD SKYNYRD. A temática do disco gira em torno de um percurso de crescimento pessoal e autorreflexão, refletindo a evolução do músico.

Combinando letras honestas com um trabalho de guitarra intricado, «Without The Pain» promete apresentar um lado diferente de Mark Morton, sem perder a intensidade emocional que sempre caracterizou o seu trabalho. Este será o seu segundo álbum a solo, após a estreia com «Anesthetic», um disco que já demonstrava a sua versatilidade artística.

A transição do guitarrista dos LAMB OF GOD para um registo mais introspectivo e influenciado pelo country e pelo blues sublinha a sua capacidade de adaptação e exploração musical, prometendo um álbum repleto de autenticidade e emoção.

Em Janeiro, MARK MORTON já tinha lançado «Hell & Back». O tema, carregado de energia, groove e o charme inconfundível da música do sul dos Estados Unidos, conta com a colaboração especial de Jaren Johnston, voz dos CADILLAC THREE, que ajudou a dar vida a um single que mistura toda a intensidade do rock com um toque de blues e influência do estilo ‘outlaw’.«Hell & Back» foi o primeiro tema original lançada por MARK MORTON desde o EP «Ether», de 2020, um registo que também destacou a sua grande capacidade para trabalhar com convidados de renome, como Lzzy Hale e Howard Jones.

Também recentemente, o músico homenageou os LYNYRD SKYNYRD com uma versão da clássica «Simple Man», gravada em parceria com Neil Fallon, dos CLUTCH, e, agora, com «Hell & Back», demonstra a sua versatilidade ao fundir riffs potentes com melodias carregadas de alma e uma narrativa musical profundamente americana.

A criação da «Hell & Back» foi incrivelmente divertida!”, afirma Morton num comunicado. “Encontrámos o equilíbrio perfeito entre a ousadia do southern rock, os grooves dos blues e aquele espírito outlaw… O Jaren é um grande amigo e um artista incrivelmente talentoso, sendo que todo o processo foi tão descontraído e natural quanto a música soa.Jaren Johnston, por sua vez, descreve a colaboração como uma experiência enriquecedora.

Fiquei entusiasmado quando soube que o Mark estava a trabalhar em Nashville e que queria compor algo comigo”, diz o cantor dos CADILLAC THREE. “Foi uma honra fazê-lo e, nesse processo, ganhei um grande amigo. Adoro como as nossas vibrações se fundiram naturalmente na «Hell & Back», e fiquei especialmente satisfeito por termos conseguido incluir um breakdown poderoso na música!”. Como podes comprovar no player em baixo, o tema transporta os ouvintes para um cenário cinematográfico: uma estrada poeirenta onde um Cadillac acelera em direcção ao desconhecido, enquanto as letras de Johnston evocam imagens de rebeldia, perdição e redenção.