Com 121 concelhos em que a circulação está limitada nos próximos dois fins de semana entre as 13:00 e as 05:00, e um recolher obrigatório entre as 23:00 e as 05:00 durante toda a semana, o sector da cultura e das salas de concertos vê a sua situação a complicar-se seriamente, com o sindicalista Rui Galveias a afirmar à agência Lusa que estas medidas são uma “desgraça para o sector“. Infelizmente, concretizando as piores previsões, o MARGINÁLIA BAR, localizado em Portimão e um dos espaços mais emblemáticos para ver música ao vivo na região do Algarve, acaba de anunciar o seu encerramento, precipitado por estas novas medidas governamentais e pela pandemia do novo Coronavírus.
A gerência do local anunciou o encerramento do espaço através de uma publicação nas redes sociais, dizendo que “o Marginália deixou de ser sustentável financeiramente o que nos vai obrigar a informar os proprietários do espaço que teremos de entregar as chaves em Janeiro. Ao longo destes já 9 meses, tentámos de tudo para remediar as coisas, alterámos a nossa maneira de trabalhar, adaptámos tudo o que nos foi possível, mas simplesmente parece que não há volta a dar. Todas as regras e imposições são severas demais para o nosso tipo de negócio. Queremos desde já agradecer a todos os que nos ajudaram durante os meses que fomos obrigados a estar fechados, não há palavras. O Marginália foi desde sempre equacionado como um bar de música ao vivo, de abraços e de mosh, nunca esta realidade fez parte do projecto.“
No ar fica a possibilidade de, quando o panorama melhorar, o MARGINÁLIA BAR voltar a reabrir, não se sabendo ainda em que moldes isso poderá acontecer. “Não digo que isto seja um adeus definitivo porque quem me conhece sabe perfeitamente que esta é provavelmente a decisão mais difícil até hoje na minha vida, mas simplesmente por vezes temos de ser mais racionais e pensarmos menos com o coração“, explica Paulo Filipe. “Quem sabe daqui a uns tempos quando nos podermos beijar não exista um local para andarmos de novo à vontade e com a liberdade que todos merecemos?“. Neste momento, os responsáveis pelo espaço precisam de um lugar onde possam armazenar o seu equipamento, enquanto esperam por melhores dias e, nos períodos em que assim for permitido pelas medidas de combate à pandemia, até ao final de Dezembro, o bar funcionará dentro da normalidade possível. Podes ver o comunicado, na íntegra, em baixo.