Na bagagem, os lendários MARDUK trazem «Memento Mori», o seu 15.º álbum de originais.
Sem que nada o fizesse prever, os suecos MARDUK vão regressar a Portugal no final do mês de Agosto. Com os ROTTING CHRIST forçados a adiar a sua participação no MILAGRE METALEIRO OPEN AIR, que decorre entre 23 e 25 de Agosto, em Pindelo dos Milagres, a lendária banda de black metal vai ocupar o lugar deixado vago no alinhamento do dia 24 de Agosto. Recorde-se que a banda liderada por Morgan Håkansson lançou o seu 15.º LP de estúdio, intitulado «Memento Mori», a 1 de Setembro de 2023 via Century Media Records.
Com os alemães SODOM, os norte-americanos KAMELOT e os finlandeses AMORPHIS em grande destaque, o cartaz da edição deste ano do MILAGRE METALEIRO OPEN AIR vai contar também com a participação de bandas como KORPIKLAANI, METALIUM, AXXIS, FREEDOM CALL, FLESHGOD APOCALYPSE, TROOPS OF DOOM e SERRABULHO, entre muitas outras. “De nós, podem sempre esperar o empenho do costume, aliado a um evento de rock/metal de qualidade, onde não faltará a boa disposição em três dias de festa rija.“, pode ler-se num comunicado divulgado nas redes sociais. Mais informações e bilhetes à venda através do site oficial do evento.
Desde a sua criação no início dos anos 1990, os MARDUK transformaram-se paulatinamente numa das bandas mais influentes e reverenciadas do black metal. Com uma carreira que se estende por mais de três décadas, o grupo sempre entregou música agressiva e intransigente que ressoa com os fãs de metal em todo o mundo.
“«Memento Mori» é, ao mesmo tempo, um salto ousado para a frente, um desvio calculado e um olhar melancólico para trás. Ou seja, abrimos novos caminhos sem esquecermos o nosso legado ou a jornada que nos trouxe até aqui“, comentou o vocalista Daniel Rostén quando «Memento Mori» foi editado.
Também durante o ano passado, os MARDUK separaram-se do baixista Joel Lindholm na sequência da divulgação de um vídeo que mostrava o músico a fazer uma saudação nazi durante um concerto. Num breve comunicado divulgado através das suas redes sociais, a banda argumentou: “Após uma variedade intolerável de travessuras protagonizadas por um Joel muito bêbado no Incineration Fest da semana passada, ele decidiu deixar a sua posição na banda. O nosso antigo baixista e velho amigo Devo aceitou intervir temporariamente, sendo improvável que a mudança afecte os próximos concertos.”
O vídeo, disponível aqui, mostra os MARDUK a actuarem no Incineration Fest, que decorreu no famoso Underworld, em Londres, no passado fim-de-semana. Por volta dos 45 minutos, no final da «Beyond The Grace Of God», pode ver-se Lindholm a fazer o que parece ser uma saudação nazi. Ao longo dos anos, a banda tem sido frequentemente criticada por alegadas simpatias com a extrema-direita e, em 2018, alguns elementos do grupo foram acusados de comprar propaganda nazi online, algo que negaram veementemente.