MÃO MORTA ao vivo no Hard Club, Porto [reportagem]

O apocalipse dos MÃO MORTA desenha-se a preto e branco, ocasionalmente flashes de cor invadem o bunker de «No Fim Era O Frio», novo trabalho do sexteto, apresentado, na íntegra, pela primeira vez, nesta noite. Adolfo em primeiro plano, aquece-se e narra a história de uma Terra em crise ambiental que deposita as suas esperanças numa civilização extraterrestre que, no final, apenas quer sugar a energia sexual que resta dos humanos. A electrónica mistura-se pelo meio das cordas, aqui e ali flashes de luz, mas o jogo insiste sempre nas sombras e no branco, onde músicos de negro permanecem quase estáticos. Escuta-se um “Quem és tu?”, na narrativa de um vértice sexual, segue-se «Oxalá», uma melodia pop, quase ingénua, ao mesmo tempo tão carregada do ADN do grupo. Tudo isto não é estranho ao público que quase preenche a sala principal do Mercado Ferreira Borges. Pelos cabelos grisalhos percebe-se que muitos já frequentarão os concertos dos bracarenses desde há décadas, mais recente será Ruca Lacerda, produtor do disco e temporariamente no lugar do Sapo.

Chegados ao fim da apresentação do novo álbum, um pequeno intervalo e o colectivo regressa em cor, com um cenário preenchido por representações minimais de caretos, em duas dimensões. O passado recente inaugura a segunda parte com «Pássaros a Esvoaçar», e a cada canção se recua mais no tempo. São uma dezena de temas, mas por cada um deles, certamente que todos poderiam apontar outra malha que a poderia substituir, tal a riqueza do reportório. Com o fim a aproximar-se chegam a guitarra quase barroca de «Vamos Fugir», com «E Se Depois» surge o crowd surfing, «Bófia» já não é o grito de raiva de outrora e no final, «1º De Novembro» ecoa no público, mal soam as primeiras notas. Um concerto, duas vertentes de um mesmo grupo, uma viagem por décadas de música.

ALINHAMENTO:
Parte I: «Módulo I – O Despertar», «Módulo II – O Mundo Não É Mais Um Lugar Seguro», «Módulo III – Um Ser Que Se Não Ilumina», «Módulo IV – Quem És Tu», «Módulo V – Oxalá», «Módulo VI – Passo O Dia A Olhar O Sol», «Módulo VII – Deflagram Clarões De Luz», «Módulo VIII – Invasão Bélica», «Módulo IX – A Minha Amada», «Módulo X – Isto É Real», «Módulo XI – Sinto Tanto Frio»

Parte II: «Pássaros a Esvoaçar», «Sitiados», «Hipótese de Suicídio», «Tu Disseste», «Em Directo (Para A TV)», «Barcelona», «Vamos Fugir», «E Se Depois», «Bófia», «1º De Novembro»