Fãs dos MANTAR, preparem-se: «Post Apocalyptic Depression», o novo do duo germânico chega já em Fevereiro de 2025 via Metal Blade Records.
O irreverente duo alemão MANTAR é sobejamente conhecido pela sua abordagem singular ao blackened death-punk e anunciaram que o seu novo LP, sugestivamente intitulado «Post Apocalyptic Depression», vai ser lançado no dia 14 de Fevereiro de 2025, através da icónica Metal Blade Records. Após o impacto de «Pain Is Forever And This Is The End», de 2022, que alcançou o impressionante segundo lugar na tabela de vendas na Alemanha, a banda promete agora algo completamente diferente.
Enquanto o predecessor explorava um som um pouco mais produzido e harmonioso, «Post Apocalyptic Depression» surge como um manifesto de desconstrução. “Queríamos fazer tudo diferente do último LP”, explica Hanno Klänhardt, guitarrista e vocalista dos MANTAR. “O «Pain Is Forever And This Is The End» tinha uma produção grandiosa e limpa. Era um verdadeiro espectáculo de força, mas desta vez quisemos destruir o que construímos. Há uma beleza em frustrar as expectativas das pessoas.”
A prová-lo, o primeiro tema de avanço para o álbum, «Halsgericht», já está disponível e reflete bem essa nova direcção: uma celebração da crueza e escuridão, com um toque de letras em alemão que reforçam a atmosfera sinistra da faixa. Hanno destaca a ironia e a força da composição: “O título refere-se ao direito de impor castigos severos. É algo muito MANTAR.” Podes conferir o single em baixo.
Gravado de forma quase improvisada — “rápida e suja”, como Hanno descreve —, o álbum foi produzido com equipamento de estúdio em vez do material habitual da banda, num regresso deliberado às raízes punk e à sua simplicidade. “É o nosso disco mais cru desde o primeiro álbum. Divertimo-nos muito a cortar tudo o que era desnecessário, e acho que isso é audível”, diz a metade mais visível dos MANTAR.
A capa de «Post Apocalyptic Depression», que podes ver em baixo, assim como o alinhamento completo do disco, mantém a colaboração com o artista Aron Wiesenfeld, cujas ilustrações sombrias têm sido uma assinatura visual da banda desde o LP de estreia. Segundo Hanno, o título reflete não só a sensação de exaustão após momentos de grande esforço colectivo, mas também a frustração de perceber que, apesar de tudo, a humanidade continua a não aprender.
Disponível em CD, vinil (em várias cores) e em edição limitada com uma box set exclusiva, o novo álbum dos MANTAR oferece mais uma dose de intensidade e energia visceral, tanto em estúdio como ao vivo. A banda, que já percorreu o mundo e marcou presença nos maiores festivais europeus e norte-americanos, está pronta para celebrar uma década de existência de forma tão crua e genuína quanto a sua música. As pré-encomendas de «Post Apocalyptic Depression» já estão disponíveis.
01. Absolute Ghost | 02. Rex Perverso | 03. Principle Of Command | 04. Dogma Down | 05. Morbid Vocation | 06. Halsgericht | 07. Pit Of Guilt | 08. Church Of Suck | 09. Two Choices Of Eternity | 10. Face Of Torture | 11. Axe Death Scenario | 12. Cosmic Abortion