MADBALL

MADBALL: Lendas do NYHC regressam a Lisboa em Outubro de 2024

Na bagagem, os icónicos MADBALL trazem clássicos como «Set It Off» e «New York City», mas não vão certamente descurar o seu material mais recente.

Os MADBALL, autênticas lendas vivas do NYHC, vão estar de volta à Europa durante o Outono de 2024 e a rota inclui uma data única em Portugal, integrada no Lisbon Tattoo Rock Fest e agendada para o LAV – Lisboa Ao Vivo, onde os fãs lusos vão ter oportunidade de ouvir clássicos do hardcore como «Set It Off», «New York City» ou «Nuestros Hermanos» ao lado de alguns temas mais recentes. Já confirmados para o evento estão ainda os DISCHARGEME AND THAT MANONSLAUGHTNO TURNING BACK, DEEZ NUTS e MUNDO SEGUNDO + SAM THE KID. Os passes gerais já estão disponíveis através da loja online da Clockwork Store.

Parte do movimento hardcore de Nova Iorque, os MADBALL deram os primeiros passos em 1989 como um projecto paralelo dos lendários Agnostic Front. Liderados pelo vocalista Freddy Cricien, o irmão mais novo de Roger Miret, começaram por lançar um single, intitulado «Ball Of Destruction», mas só em 1991 atingiram realmente o seu ritmo, com uma formação que ficava completa com Matt Henderson e Vinnie Stigma nas guitarras, Will Shepler na bateria e Hoya Roc no baixo.

Esta encarnação do grupo gravou o EP «Droppin’ Many Suckas», que eventualmente levou à assinatura de um contrato com a Roadrunner em 1994. Graças a dois álbuns de qualidade superior — «Set If Off» e «Demonstrating My Style», de 1994 e 1996, respectivamente — e a um regime constante de digressões, os MADBALL construíram uma base de fãs considerável fora da sua cidade natal e, durante estas últimas décadas, não mais pararam de gravar ou de tocar por esse mundo fora.

Co-produzido por Tim Armstrong, dos Rancid, o nono álbum dos MADBALL, intitulado «For The Cause», foi editado em 2018 e, até ao momento, mantém-se como o mais recente LP de estúdio que gravaram.