Chamam-se LOUVADO ABISMO, são um grupo de titãs do underground nacional e oferecem uma viagem de fusão entre death rock, industrial, post-punk e rock gótico. O álbum de estreia já está disponível via Half Beast Records.
LOUVADO ABISMO é uma banda composta por músicos bem conhecidos no underground musical luso, oriundos de várias conglomerados estéticos, que trazem ao projecto uma profundidade e complexidade assinaláveis. Na frente de tudo surge Patrícia Andrade, luminária no mundo do teatro que assume aqui o seu primeiro projecto musical depois da saída dos Sinistro, e cujo encanto vocal permanece cativante e intacto. O guitarrista Hugo Conim e o baterista Pedro Almeida (que dispensam name dropping) tratam da grossa parte das composições. No baixo, Hélder Luís completa o quarteto.
Com o disco já disponível, e já na sequência de «Corrida Lenta» e «Louvado Abismo», divulgados nas semanas que antecederam a sua edição, o colectivo luso disponibilizou um segundo single e vídeo-clip, com a escolha a recair em «Mundo»,que também faz parte do álbum, descrito pelos nossos parceiros da ROMA INVERSA como “uma mistura gótica e sensual de post punk da velha guarda e elementos sombrios de darkwave industrial, que mergulha nos complexos temas da esquizofrenia e da perturbação psicológica.” «Louvado Abismo» está disponível em vinil e em formato digital via Half Beast Records, com um lançamento em CD a seguir-se brevemente.
Testemunho da capacidade em misturar de forma inteligente diversas influências musicais, indo de uns Christian Death, Siouxsie And The Banshees, e até elementos de pioneiros industriais como Godflesh, Swans e Ministry, os dois singles já disponíveis mostram-se ecléticos, e revelam uma identidade já bem vincada, que funciona surpreendentemente bem e revigora a estética gótica dos anos 80 para o público contemporâneo.
“Os arranjos de bateria, que oscilam entre a síncope rítmica e batidas soltas e dançantes, complementam-se por guitarras sintetizadas distorcidas, criando uma vibração glamorosa e envolvente que lembra, de facto, os anos 80”, dizem os LOUVADO ABISMO destas paisagens sónicas que são simultaneamente nostálgicas e inovadoras. “Os baixos acrescentam uma atmosfera cinematográfica, alternando entre texturas e camadas para evocar sensações e paisagens variadas, ora transmitindo agonia e desordem, ora êxtase e groove», lê-se no Bandcamp do colectivo – local onde podem também fazer a encomenda do álbum de estreia homónimo.
01. Louvado Abismo | 02. Alma Incandescente | 03. Corrida Lenta | 04. Espuma |
05. Bons Ventos | 06. Vazio | 07. Dois Sois | 08. Corpo Inerte | 09. Mundo | 10. Ausente