Os LIQUID TENSION EXPERIMENT, projecto de rock/metal progressivo instrumental formado pelo teclista Jordan Rudess e pelo guitarrista John Petrucci, ambos dos DREAM THEATER, ao lado do ex-baterista da banda, Mike Portnoy, e do baixista (e ícone do rock progressivo) Tony Levin, dos KING CRIMSON e PETER GABRIEL, acabam de assinar com a InsideOut Music para o lançamento de seu terceiro álbum. O disco vai ser lançado na Primavera de 2021, 22 anos após a edição de «Liquid Tension Experiment 2», de 1999.
“O que acontece quando colocamos quatro dos músicos mais talentosos do planeta numa sala? LTE“, diz Thomas Waber, o gerente da InsideOut Music. “Há muito tempo que estamos todos à espera que este álbum aconteça, por isso estamos muito orgulhosos com a perspectiva de o lançarmos. Este é para os fãs!“. Petrucci, por seu lado, acrescenta: “Todos nós conhecemos o Thomas Waber há muito tempo, e eu e o Jordan descobrimos recentemente como é óptimo trabalhar com ele quando os DREAM THEATER se juntaram à família InsideOut há alguns anos. Na verdade, não há melhor casa para os LTE, e todos nós estamos ansiosos para fazer grandes coisas juntos!“. Um primeiro teaser para o disco de regresso dos norte-americanos, intitulado «LTE3», já pode ser visto no player em cima.
Em 1997, Mike Portnoy, John Petrucci, Jordan Rudess e Tony Levin uniram forças para criar os LIQUID TENSION EXPERIMENT. O quarteto lançou um álbum de estreia homónimo em 1998 e o seu sucessor, o deslumbrante «II», em 1999, criando um som dinâmico, frenético e inventivo. A incrível criatividade entre o colectivo levaria Petrucci e Portnoy a convidar Rudess para ingressar nos DREAM THEATER, marcando efectivamente o fim deste projeto paralelo. Agora, com o mundo em bloqueio e os calendários dos quatro músicos inesperadamente alinhados, o inconcebível acontece finalmente: um novo álbum dos LIQUID TENSION EXPERIMENT.