Aqui está o primeiro registo de originais dos LINKIN PARK em sete anos. Será que valeu a espera?
Após meses de expectativa, os LINKIN PARK lançaram finalmente o muito aguardado álbum de regresso, intitulado «From Zero». O novo disco marca o renascimento da icónica banda de nu-metal, que, além de trazer novas sonoridades, apresenta uma formação renovada. “Antes dos Linkin Park, o primeiro nome de banda foi Xero”, partilhou anteriormente Mike Shinoda. “O título deste álbum refere-se tanto a este início humilde como à viagem que estamos a empreender actualmente.
Sonora e emocionalmente, trata-se de passado, presente e futuro – abraçando o nosso som característico, mas de uma forma renovada e cheia de vida. Foi feito com um profundo agradecimento aos nossos novos e antigos companheiros de banda, aos nossos amigos, à nossa família e aos nossos fãs. Estamos orgulhosos do que os Linkin Park se tornaram ao longo dos anos e entusiasmados com a viagem que temos pela frente.” O novo álbum dos LINKIN PARK já está disponível para streaming em baixo, e também nas lojas, lançado pela Warner Records.
O anúncio deste muito ansiado regresso aconteceu em Setembro, quando os LINKIN PARK anunciaram a entrada da vocalista Emily Armstrong, do baterista Colin Brittain e do guitarrista Alex Feder. Apesar das mudanças de formação, o núcleo composto por Mike Shinoda (voz e guitarra), Dave Farrell (baixo), Joe Hahn (DJ e sintetizador) e Brad Delson (guitarrista) manteve-se inalterado. No entanto, Delson não está a acompanhar a banda nas actuações ao vivo no momento.
«From Zero», o primeiro álbum dos LINKIN PARK desde «One More Light», de 2017, e desde a trágica perda de Chester Bennington, surge marcado por uma diversidade musical impressionante, com faixas que exploram diferentes estilos: do pop-punk de «The Emptiness Machine» ao metal mais acelerado de «Casualty». Por seu lado, os dois singles de avanço «Over Each Other» e «Two Faced» misturam rock moderno com uma paixão renovada pelo nu-metal, enquanto «Heavy Is The Crown» evoca de forma ainda mais óbvia as raízes clássicas da banda.
Menos de uma semana após o regresso surpreendente dos LINKIN PARK com o anúncio de uma nova vocalista, um novo baterista, um novo guitarrista e um novo álbum (seguido de uma série de polémicas relacionadas com a nova formação), a banda protagonizou o seu primeiro espectáculo público no dia 11 de Setembro, no Kia Forum, em Los Angeles, que sucedeu a uma actuação transmitida em directo no dia em que tudo foi anunciado.
A banda — cuja nova formação é composta pelos membros originais Mike Shinoda, Joe Hahn e Phoenix, com a nova vocalista Emily Armstrong, o novo baterista Colin Brittain e o novo guitarrista Alex Feder — percorreu um grande alinhamento de 27 canções, que abrangeu toda a sua carreira, incluindo muitos dos grandes sucessos, mas também estreias ao vivo de algumas faixas menos conhecidas, como são os casos de «Friendly Fire» (originalmente gravada em 2017, mas apenas lançada oficialmente este ano) e «Keys To the Kingdom».
O regresso dos LINKIN PARK aos palcos em mais larga escala está oficialmente marcado para o próximo ano. A famosa banda norte-americana acaba de anunciar uma ambiciosa tour em 2025, que irá percorrer a América do Norte e a Europa. Podes consultar a rota no site oficial da banda. A notícia chegou uns dias depois de várias salas de espectáculos nos Estados Unidos, no Canadá e na Europa terem partilhado uma imagem sugestiva, com um fundo vermelho e uma frase bem simples: “Counting from Zero”, que remetia para o título do novo álbum da banda.