O TILL LINDEMANN, dos RAMMSTEIN, a fazer uma versão dos HÉROES DEL SILENCIO e a cantar em espanhol? É ouvir (e ver) para crer.
TILL LINDEMANN, vocalista dos RAMMSTEIN e protagonista de uma bem sucedida carreira a solo, lançou recentemente um vídeo-clip oficial para a sua muito curiosa versão do sucesso «Entre Dos Tierras», dos espanhóis HÉROES DEL SILENCIO. Esta versão re-imaginada do tema da banda oriunda de Zaragoza não está incluída em «Zunge», o mais recente álbum a solo de LINDEMANN, de 2023, mas já está disponível em todas as plataformas de streaming como um single independente.
O bizarro vídeo-clip que acompanha a inusitada cover, disponível no player ali em baixo, foi realizado por Juan Bonilla, produzido por Felix Barra e Anar Reiband e foi filmado em vários locais do México, entre os quais se conta a Reserva Natural de Punta Laguna e no Auditorio Del Bienestar, em Cancún.
No que toca ao argumento, à semelhança dos clips recentes de LINDEMANN, o imaginário explorado até tão bizarro quanto se possa esperar, sendo que os fãs mais dados a teorias da conspiração e cabalas não terão grande dificuldade em encontrar pistas que lhes permitam jurar a pés juntos que está é uma crítica velada às acusações feitas ao vocalista dos RAMMSTEIN no ano passado.
«Entre Dos Tierras» foi gravada originalmente pelos HÉROES DEL SILENCIO para o álbum «Senderos De Traición», de 1990. Em Espanha, o enorme sucesso da canção significou uma mudança de estatuto para a banda e, internacionalmente, foi também com este single que o quinteto de Zaragoza começou a ganhar mais exposição, Na Alemanha, a EMI lançou «Entre Dos Tierras» como maxi-single e a banda estreou-se em terras germânicas em Fevereiro de 1991.
Como noticiado anteriormente, após muitos meses de especulação relativamente ao futuro da banda, os infames industrialistas berlinenses RAMMSTEIN confirmaram que a gigantesca Stadium Tour regressa ao Velho Continente durante o próximo Verão. Com início marcado para 11 de Maio, em Praga, na República Checa, este périplo da banda termina a 27 de Julho em Gelsenkirchen, na Alemanha.
Pelo meio, os músicos vão passar pela República da Sérvia, França, Espanha, Países Baixos, Irlanda, Bélgica, Dinamarca, Áustria e República Checa. Os concertos mais próximos de Portugal, e os únicos na Península Ibérica, acontecem nos dias 5 e 11 de Junho, no Estadio Anoeta e no Estádii Olímpic, em San Sebastian e Barcelona, respectivamente.
Recorde-se que, no final de Agosto, o Ministério Público de Berlim arquivou as investigações de que TILL LINDEMANN estava a ser alvo. Apesar das várias alegações que foram tornadas públicas no início do ano por várias mulheres na sequência do comportamento do cantor em festas nos bastidores dos concertos da banda alemã, o Deutsche Welle avançou que os investigadores foram forçados a encerrar o caso por falta de provas que corroborassem as acusações.
Segundo o jornal alemão, os investigadores explicaram que as autoridades não receberam qualquer tipo de testemunho oficial de nenhuma das mulheres que fizeram as acusações iniciais contra o vocalista dos RAMMSTEIN, nem descobriram provas de que tenham sido usadas drogas para coagir essas mulheres a fazer sexo com ele. Como resultado, a equipa jurídica de Lindemann emitiu uma breve declaração.
“O rápido encerramento do processo de investigação pelo Ministério Público de Berlim mostra que não há provas suficientes de que o nosso cliente alegadamente cometeu crimes sexuais”, pode ler-se. Recorde-se que RAMMSTEIN terminaram recentemente uma longa digressão pela Europa, que incluiu uma actuação memorável no Estádio da Luz, em Lisboa.